sexta-feira, outubro 23, 2009

Flickr anuncia recurso de marcação de pessoas em fotos

da Folha Online

O site para compartilhamento de fotografias Flickr divulgou na quarta-feira (21) um recurso para identificar as pessoas nas imagens. Esse tipo de recurso já era utilizado pelo Picasa, do Google, no qual já era possível identificar quem está na foto.

Diferentemente do Picasa, no entanto, há um controle bem grande sobre quem registrar. Não basta digitar o nome de quem quiser.

Se o identificado for um usuário do Flickr, este terá o poder de recusar ter o nome associado à imagem. E se o retratado não for usuário do Flickr, será necessário digitar seu e-mail para que ele autorize.


Flickr lançou recurso "Pessoas nas fotos", para identificá-las em cada imagem; marca é associada a usuário

Há preferências que permitem escolher quem pode te adicionar nas fotos ou quem pode adicionar pessoas nas fotos que você mesmo publicou. É possível também bloquear totalmente a função.

A ferramenta também permite buscar fotos que exibam uma pessoa específica e gerenciar as fotos em que você aparece.

A novidade mais recente no sistema de identificação de fotos do Picasa, do Google, é o que faz reconhecimento facial das pessoas nas fotos, lançada em setembro, na versão 3.5. A ferramenta consegue agrupar as imagens de acordo com o reconhecimento que faz do retratado.

quarta-feira, outubro 21, 2009

De País colonizador Portugal parece estar a ir no caminho de colonizado

Presidente da TAP pondera fusão com TAAG e TAM
Portugal que realizou a descolonização mais vergonhosa que há memória na história e tão pouco conseguiu sequer à semelhança do que se verificou com outros países europeus que colonizaram vários países africanos e que lá se mantiveram explorando os seus recursos numa atitude neo-colonizadora.
Todos nos demos conta que em Angola, depois da vergonhosa descolonização realizada por Portugal, se instalaram as potencias que fizeram pressão ao longo de vários anos para que o nosso país se retirasse dos territórios africanos, nomeadamente a China, Russia e os EUA, estando estes a explorar os seus principais recursos, que tão pouco antes, foram explorados por Portugal, como por exemplo o petróleo explorado pela Cabinda Golf-Oil empresa americana e os diamantes explorados pela Diamang uma empresa inglesa.
Curiosamente o que tem acontecido é o inverso do que aconteceu com os outros países europeus que mantinham colónias em África, Portugal está a ser invadido por Angola, entrando esta na posse de diversas empresas como sendo a GALP, um ou outro Banco e pelos vistos Fernando Pinto o actual Presidente da TAP, vê com bons olhos esta fusão. Só nos faltava esta depois da vergonhosa descolonização passarmos de país colonizador à colonizado.

terça-feira, outubro 20, 2009

Mulher do futuro será menor, mais gordinha e mais fértil, diz estudo

da New Scientist

As mulheres do futuro serão levemente mais baixas e rechonchudas, terão corações saudáveis e um tempo reprodutivo mais extenso. Estas mudanças são previstas a partir de extensas provas para documentar que o processo evolutivo ainda atua sobre os humanos.

Fraqueza em cromossomo Y é relacionada a anomalias sexuais
Terapia genética para problemas cardíacos passa em 1º teste
Técnica genética poderia "corrigir" doenças hereditárias

Os avanços médicos significam que muitas pessoas cuja morte ocorreria durante a juventude agora vivem até a terceira idade. Isso leva a uma crença de que a seleção natural não afeta seres humanos e que estes, portanto, pararam de evoluir.

Divulgação
Mulheres do futuro serão levemente mais baixas e rechonchudas, terão corações saudáveis e um tempo reprodutivo mais extenso
Mulheres do futuro serão levemente mais baixas e rechonchudas, terão corações saudáveis e um tempo reprodutivo mais extenso

"Isso é simplesmente falso", disse Stephen Stearns, biólogo evolucionista da Universidade de Yale. Ele afirma que, embora as diferenças na sobrevivência já não possam mais selecionar aqueles com maior aptidão e seus genes, as diferenças na reprodução ainda podem. A questão é se mulheres que têm mais crianças possuem esses traços distintivos, que elas repassariam aos seus descendentes.

Para desvendar a questão, Stearns e seus colegas trabalharam com dados do Framingham Heart Study, que trazia o histórico médico de mais de 14 mil residentes da cidade de Framingham, Massachusetts, desde 1948 --que englobam três gerações em algumas famílias.

Passando adiante

A equipe estudou 2.238 mulheres que haviam passado da menopausa, e então cruzaram os dados com as respectivas vidas reprodutivas. Para este grupo, a equipe de Stearns testou a altura, peso, pressão arterial, colesterol e outras características correlacionadas com o número de crianças a que elas deram a luz. Eles controlaram alterações devido a fatores sociais e culturais, para calcular o quão forte é a seleção natural para moldar estas características fisiológicas.

E é muito, segundo se confirmou. Mulheres pequenas e mais gordas tendiam a ter mais crianças, em média, mais altos e mais magros. Mulheres cujos colesterol e pressão eram baixos também tinham mais filhos, e --não surpreendentemente-- tiveram seu primeiro na juventude e entraram na menopausa mais tarde. A surpresa foi que estas características foram passadas para suas filhas que, por sua vez, também tiveram mais crianças.

Caso a tendência persista por dez gerações, calcula Stearns, a mulher média em 2409 será 2 cm mais baixa e 1 kg mais pesada do que ela é atualmente. Ela dará a luz ao seu primeiro filho cinco meses mais cedo e entrará na menopausa dez meses mais tarde, em relação à média atual.

Decodificação de cultura

É difícil dizer o que direciona para estas características, e discernir se elas estão sendo disseminadas por genes de mulheres, mas, pelo fato de Stearns controlar muitos dos fatores sociais e culturais, é provável que isso tenha resultado em um documento genético, em vez de um trabalho acerca de evolução cultural.

Não é o primeiro estudo concluindo que a seleção natural está "operando" nos humanos atualmente; a diferença é que muitos dos trabalhos anteriores foram concluídos de diferenças geográficas nas frequências de genes, e não de avaliações diretas do sucesso reprodutivo. Isso deixa o estudo de Stearn como, talvez, a mais detalhada medição da evolução humana atual.

"É interessante que o quadro biológico subjacente ainda é detectado sob a cultura", diz ele. Análises a longo prazo de outros conjunto de dados médicos pode jogar mais luzes sobre a interação entre genética e cultura.

Comentário

Mas nós já cá temos muitas mulheres desse tipo. De pequena estatura, rechonchudinhas e não se queixam quanto à procriação.

domingo, outubro 18, 2009

O meu amigo Zé Tocha enviou-me este email, divirtam-se

O dono de um circo passou um anúncio no Correio da Manhã, procurando um domador de leão.
Apareceram 2 pessoas: um senhor de boa aparência, aposentado,
beirando 70 anos e uma loira espectacular de 25 anos.
O dono do circo fala com os 2 candidatos e diz:
- Eu vou direito ao ponto. Meu leão é extremamente feroz, e matou os
meus dois últimos domadores. Ou vocês são realmente bons, ou vão durar 1 minuto! Aqui esta o equipamento - cadeira, chicote , pistola.
Quem quer entrar primeiro?
A loira fala :
- Eu vou!
Ela ignora cadeira, chicote e pistola e entra rapidamente na gaiola.
O leão ruge e começa a correr na direcção da loira. Quando falta um
metro para ela ser alcançada, a loira abre o seu vestido e fica pelada, mostrando todo o esplendor do seu corpo. O leão pára como se tivesse sido fulminado por um raio! Ele deita-se na frente da loira e começa a lamber os seus pés! Pouco a pouco, ele vai subindo e lambe o corpo inteiro da loira durante longos minutos! Finalmente ele deita-se de novo com a cabeça nos pés da loira.
O dono do circo, com o queixo caído até o chão diz:
- Eu nunca vi algo assim na minha vida!
Ele se vira para o velhinho e pergunta:
- Você consegue fazer a mesma coisa?


O velho responde:

- Claro! É só tirar o leão ... ... ...

segunda-feira, outubro 12, 2009

Os eleitores de Felgueiras e do Marco de Canavezes deram um lição de civismo aos gondomarenses e oeirenses

Tal como muita gente fiquei surpreendido ontem com o facto de Fátima Felgueiras e Avelino Ferreira Torres, terem perdido respectivamente, em Felgueiras e Marco de Canavezes a eleição para gerirem as respectivas autarquias. Os eleitores destas localidades disseram basta e numa nobre atitude de civismo elegeram candidatos que não estão a contas com a justiça, dando assim aos oeirenses e gondomarenses uma lição de como se deve proceder perante indivíduos que independentemente de monstrarem obra feita, fazem-no usando esquemas através,dos quais obtêm compensações económicas que contribuem para o seu enriquecimento pessoal, estando a contas com a justiça.