sábado, junho 26, 2010

Neste país uns pagam outros não porque se julgam no direito que os outros não têm

A questão das SCUTs tem suscitado várias contestações por parte dos utilizadores borlistas, algumas das quais são apoiadas pelos responsáveis das autarquias como é o caso de Rui Rio que se permite sugerir rebelião no caso de avançarem as portagens. O mal já vem detrás e o responsável foi António Guterres que através da sua política de agradar a gregos e troianos, isentou do pagamento de portagens nas Scuts todos os utilizadores, com o notável prejuízo para os cofres do Estado, uma vez que verbas avultadas passaram a sair do Orçamento do Estado todos os anos para compensar as respectivas concessionárias das Scuts. Obviamente um erro estratégico de Guterres que custou aos cofres avultadas quantias.Numa altura em que todos quantos somos sobrecarregados com as novas medidas do governo não é tolerável ainda que os Rios deste país venham a ameaçar com hipotéticas rebeliões ou outro tipo de acções ou manifestações, continuem a sair dos cofres do Estado elevadas verbas para compensarem os concessionários das Scuts, porque é mais que lógico que se aplique o princípio de utilizador pagador e se acabem duma vez por todas com estes critérios de excepção de uns pagam outros não.

domingo, junho 20, 2010

A ausência da indiferença

Populares reconheceram
ser a ausência de Cavaco
interpretada com indiferença
no funeral de Saramago

A diferença ideológica
que sempre os afastou
sem interpretação lógica
em inimigos os tornou

Mais importante que isso
foi este povo reconhecer
o importante serviço
de Saramago a escrever

terça-feira, junho 08, 2010

Recebi esta carta com o pedido de divulgação aqui fica

Trata-se da reacção duma professora ao artigo de opinião de Miguel Sousa
Tavares publicado já há bastante tempo.

"A INÚTIL"(professora) escreveu a
• Miguel Sousa Tavares.....
• • Sobre os Professores

É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considera'os professores os inúteis mais bem pagos deste país.' Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole. Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro? Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecura e assim enche os bolsos? Não será esse o seu caso? O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de 'inúteis', como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?
O senhor tem filhos? - a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso,a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que 'são os inúteis mais bem pagos do país.'? Não me parece... Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura! Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores 'inúteis' são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a professora explique de novo?
Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das suas obras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhum dos 'inúteis' a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe,Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio. O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto. Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler, com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores?
Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.

Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que 'os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país.'? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que 'são os inúteis' mais protegidos do país? Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados 'são os inúteis mais bem pagos do país'? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados.
Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha profissão.
Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanos e inúteis, que querem fazer da educação o caixote do (falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são,juntamente com os políticos, 'os inúteis mais bem pagos do país', que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.

Assim sendo, Sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de 'escrevinhar' alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições nas aulas, a alunos que são a razão de ser do professor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si, democracia deve ser estar do lado de quem convém.

Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe:
'Perdoai-lhes, Senhor Porque eles sabem o que fazem.'


Ana Maria Gomes
Escola Secundária de Barcelos

domingo, junho 06, 2010

O professor Marcelo comentador televisivo afirmou

Que seria um suicídio para a direita apresentar um segundo candidato ás Presidenciais, possuindo já, obviamente referindo-se a Cavaco Silva, um potencial vencedor. Olhe que está enganado professor, como aliás já repetidamente se enganou noutras previsões. O actual Presidente da República, deixou de ser um potencial vencedor a partir do momento que o responsável pelo "clero" no nosso País referiu que a sua opção em não vetar o diploma que reconheceu o direito ao casamento dos homossexuais, essa garantia deixou de existir, pois a igreja católica vai aconselhar aos seus fiéis o voto em Fernando Nobre, dado que Manuel Alegre é agnóstico e esquerdista.

sábado, junho 05, 2010

Petição Pública - A Petição foi assinada com sucesso.

Petição Pública - A Petição foi assinada com sucesso.
Vamos acabar com o escândalo da acumulação de pensões de reforma a começar pelo 1º. magistrado da Nação que recebe 3 fora o ordenado.

quinta-feira, junho 03, 2010

O Autoblog proporciona-nos mais um estudo feito no Reino Unido sobre a fiabilidade dos automóveis


Publicado em 03 de junho de 2010 por Alberto Ballestín

Você sabe que nós adoramos estatísticas. Às vezes, para nada mais do que encher a minha cabeça com números que não levam a lado nenhum, mas quando você começa a somar os estudos de satisfação e fiabilidade, não custa muito para formar uma imagem mental de cada fabricante ... e as percepções dos seus condutores. Hoje, temos de dar uma olhada na pesquisa de satisfação anual elaborado pela consultoria JD Power para o Reino Unido.

Para dar sentido a essas barras você vê lá em cima, JD Power pesquisados entre Dezembro 2009 e Janeiro de 2010 mais de 17.000 pessoas com um carro com uma média de dois anos.
Em uma escala de 1.000 pontos, 67 parâmetros avaliados foram divididos em quatro grupos principais: o apelo do veículo (37% inclui performance, design, conforto e equipamentos), qualidade e fiabilidade (24%), despesas de manutenção (22%, o consumo , seguros e reparações), e satisfação com a loja onde a compra foi feita (17%).



Comentário:
Para todos aqueles que continuam a apostar em escolhas nada aconselháveis convém ter em conta estes dados que no fundo não são muito diferentes de outros que têm sido divulgados com base em recolhas do índice de satisfação automóvel, efectuados noutros países e que obviamente são insuspeitos porque os possuidores das marcas e modelos sentem na carteira os custos de manutenção das suas más escolhas.
Por marcas e modelos de automóveis é esta a ordem por segmentos dos mais fiáveis:






terça-feira, junho 01, 2010

Eu te saúdo criança

Eu te saúdo criança
neste que é o teu dia
insuficiente lembrança
para quem tanto merecia

Ser muito mais protegido
e também acarinhado
tu criança que és agredido
e algumas vezes violado

Muitos são uns infelizes
logo após a sua nascença
alguns filhos de meretrizes
são confiados à previdência

Mas há famílias convencionais
que tratam mal as suas crianças
violações e agressões brutais
são o dia-a-dia destas andanças

Relatados na imprensa
as mais diversas situações
muita criança assim pensa
alguns adultos são uns vilões

Muito pouco se tem feito
na protecção das crianças
será por incúria ou por defeito
até assistimos à sua matança

Também publicado no congeminações