sábado, outubro 30, 2010

Planos directores mal elaborados e planificados são a causa dos desastres resultantes das fortes intempéries

Sempre que se registam no nosso País fortes intempéries o resultado é sempre o mesmo. As zonas ribeirinhas das cidades, vilas e aldeias ficam quase submersas resultando daí enormes prejuízos para quem nelas mora ou possuem negócios instalados. A razão que motiva a repetição destes acontecimentos prende-se com a má planificação autárquica em termos de reordenamento dos aglomerados populacionais. As chamadas zonas nobres são atafulhadas de edifícios e como não são devidamente acauteladas as infra-estruturas em termos do escoamento das águas pluviais, estas que além de contribuírem a elevação e o consequente transbordar dos cursos de água, elas próprias por a rede de esgotos á qual não é efectuada qualquer manutenção e limpeza fora da época das chuvas o caudal provocado acaba provocar fortes inundações e estragos. E os munícipes que são obrigados a pagar mensalmente e anualmente taxas e contribuições autárquicas para conservação e manutenção dos esgotos domésticos e de águas pluviais, sentem-se revoltados com os prejuízos resultantes das inundações pelas mesmas causadas cuja responsabilidade é exclusivamente das autarquias que prestam um mau serviço aos seus munícipes ao não zelarem como é sua obrigação pela protecção do seu património.
E não vale a pena virem com a história de que os Planos Directores são uma forma de contar o desordenamento dos aglomerados populacionais porque afinal tudo o que acontece nesta matéria é a prova provada de que eles não servem para coisa nenhuma, ou porque são mal elaborados ou
mal planificados.

segunda-feira, outubro 18, 2010

A realidade nua e crua da constatação por parte dos fabricantes japoneses de automóveis do erro da globalização

Os fabricantes japoneses de automóveis, impuseram-se no mercado internacional e ocuparam lugares privilegiados que antes pertenciam a marcas dos EUA, Suécia e Alemanha.
A qualidade dos automóveis fabricados pelos japoneses depressa conquistou a preferência dos consumidores e o número de vendas crescentes das marcas permitiu-lhes assegurar elevados lucros. Houve uns que ao longo dos anos souberem gerar o negócio mas outros não. Por outro lado os japoneses começaram a instalar fábricas em países em desenvolvimento com mão-de-obra barata mas longe de serem respeitados os padrões de qualidade que até então foram assegurados pelas marcas japonesas. Essa apetência pelo lucro fácil e rápido resultou na descredibilização dos padrões de qualidade que antes eram assegurados e algumas marcas japoneses entraram em dificuldades económicas e financeiras e para não perecem acabaram por ser absorvidas numa percentagem elevada das suas acções por marcas nunca antes acreditadas, como a Ford, a Renault etc. etc.
E a filosofia das marcas europeias que adquiriram substancialmente posições nas marcas japonesas acabaram por impor a incorporação nos seus modelos de motores, caixas de velocidade e transmissões, ou seja os chamados componentes mecânicos que nada tinham a ver com a qualidade do fabrico japonês.
Esta opção dos actuais donos das marcas japonesas, fizeram com que a então qualidade e fiabilidade das mesmas deixasse de ser a que era antes e consequentemente os consumidores mais esclarecidos deixaram de comprar automóveis de marca japonesa mas com incorporação de componentes mecânicos europeus, porque não lhes inspiram confiança.
A Mazda nesta altura, tenta tudo por tudo para se desligar da Ford porque a sua dependência económica e financeira deste fabricante comprometeu nitidamente a sua implantação no mercado face a uma fiabilidade que quando "made in japan" possuía e deixou de possuir. Obviamente que tal não vai ser fácil, mas neste momento tentam tudo por tudo para o conseguir.
A Mitsubishi que também entrou neste erro ao ser absorvida pela Daimler AG, passando esta a incorporar motores inclusivamente da PSA, teve exactamente o mesmo resultado ou seja a descredibilização dos automóveis que produzia. Chegaram agora a conclusão que pura e simplesmente têm de abandonar esta errada opção e como já ficou provado, o lançamento do SUV ASX, exclusivamente fabricado no Japão e com motores da Mitsubishi, estão a ser um verdadeiro sucesso de vendas com taxas de penetração no mercado absolutamente notáveis.
Em conclusão:
A globalização pode servir os interesses de quem produz roupa, calçado, banheiras, retretes e artigos semelhantes, mas do ponto de vista da fabricação de automóveis, pelo menos em matéria daqueles que possam proporcionar a quem os adquire alguma fiabilidade, esta opção constitui um erro comprovado.

Também publicado no "congeminações"

domingo, outubro 17, 2010

Se houver eleições legislativas antecipadas como se prevê o PS comete o maior erro se insistir com Sócrates a liderá-lo

Não tenhamos ilusões que o governo de Sócrates só não caia já com a não aprovação do orçamento porque a ala do PSD que apoia a reeleição de Cavaco Silva está a pressionar os que apoiam Passos Coelho para não obstar a que o orçamento seja aprovado. Uma vez reeleito Cavaco Silva, tudo aponta nesse sentido, proporcionado sobretudo pela estupidez da divisão da esquerda em concorrer cada um com o seu candidato, no próximo ano a inevitabilidade de realização de eleições legislativas antecipadas é mais que certa. Tenho ouvido vários apoiantes de José Sócrates, afirmar que a acontecer essa inevitabilidade o PS volta a concorrer com o seu actual secretário-geral. Julgo que esta convicção de alguns dos apoiantes de Sócrates enferma dum enorme erro que consiste em ignorar que no PS já há muito quem pense ter chegado ao fim a liderança de José Sócrates e que a marcação de eleições antecipadas vai obrigar a que o partido socialista num curto espaço de tempo tenha de realizar eleições para escolher um novo líder, isto se não quer correr o risco de se suicidar politicamente insistindo em concorrer a novo acto eleitoral com o seu actual líder considerado a "persona non grata" no seio do eleitorado. Isto porque já todo o eleitorado percebeu que a teimosia de Sócrates têm-se sobreposto à vontade de alguns dirigentes e militantes do partido que não o apoiam nas suas opções, algumas delas até contestadas com veemência. Por isso repito se o PS insistir em concorrer a eleições antecipadas com o actual líder cometerá o seu suicídio político, entregando de mão beijada o poder ao PSD que se coligará com o CDS/PP e dará o golpe de misericórdia aos trabalhadores.

quarta-feira, outubro 13, 2010

Para descontrair

BARRIGA CHATA...

O garoto entra no quarto e vê a mãe na famosa posição, a 'cavalgar' no pai.
A mãe, assustada, veste-se e vai atrás do filho, preocupada com o que o garoto tinha visto.
O garoto então pergunta à mãe:
- O que vocês estavam a fazer ?
A mãe pensa logo numa desculpa:
- Ora - disse ela - O teu pai tem uma barrigona e eu estava a tentar achatá-la, para tirar o ar !!!
- Estás a perder o teu tempo!/ - disse o garoto.
- Porquê ? - perguntou a mãe intrigada.
- Sempre que vais ao shopping, a empregada ajoelha-se e sopra tudo outra vez!

sábado, outubro 09, 2010

Farto-me de rir quando oiço especialistas na matéria compararem o incomparável

Em matéria automóvel por vezes lemos verdadeiros absurdos expostos por especialistas nessa área. Por exemplo comparar um automóvel com tracção permanente ás 4 rodas a um de outra marca considerado do mesmo segmento mas com tracção dianteira ou traseira, como é o caso das marcas alemãs nomeadamente a BMW e Mercedes, parece-me um enorme absurdo pese embora os fabricantes garantam que os automóveis vêm dotados de controle de estabilidade o que na pratica não assegura nem de perto nem de longe a segurança que proporciona o automóvel com tracção integral. E para provar o que afirmo basta que qualquer um dos automóveis do mesmo segmento daqueles que possuem tracção integral permanente se confrontem num circuito dum qualquer autódromo com aqueles que têm apenas tracção dianteira ou traseira para se concluir que o meu raciocínio está correcto ainda que em termos de potência ela seja no caso dos que possuem apenas tracção à frente ou a trás, um pouco superior aos que possuem tracção integral. Mas enfim vamos continuar a ler os especialistas nestas matérias a comparar o incomparável e ainda com a agravante de afirmarem terem os que proporcionam menos segurança e estabilidade maior pontuação e agradabilidade no desempenho de condução.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Sinto-me empolgado com os 18 anos da existência do canal de televisão SIC

E ao acabar de ouvir a Cândido Pinto fazer um auto-elogio ao seu trabalho e dos colegas que com ela trabalham nesta estação privada de televisão de que foi introduzida uma nova forma de fazer jornalismo nesta área do audiovisual, motivou-me soltar uma gargalhada estridente.
Sabendo nós que a SIC o canal privado de televisão é pertença de um dos fundadores do PSD, Francisco Pinto Balsemão, a afirmação da Cândida Pinto quanto à inovação do serviço de televisão outra coisa não poderia deixar de provocar que não fosse uma gargalhada pelo seu ridículo. Até porque este canal de televisão, tal como tem vindo a ser demonstrado ao longo destes 18 anos de emissão não tem servido para outra coisa que não seja a intoxicação da opinião pública, face ao partido opositor o PS. É evidente que só não vê o que tem sido a actuação dos profissionais do jornalismo ao serviço da SIC, quem efectivamente se identifica com o tipo de propaganda que através dela tem sido feita no sentido de promover a popularidade e a ascendência ao poder do PSD. De resto é absolutamente comparável ao resultado que o Berlusconi através dos canais de televisão que possui na Itália, consegue intoxicar e manipular aqueles que o apoiam e são o garante da sua manutenção no poder.

domingo, outubro 03, 2010

O governo francês e mais recentemente outros resolveram assustar os seus compatriotas com o perigo eminente dum atentado terrorista

E esta suspeita de ameaça tão divulgada tem sido pela comunicação social, faz com que os problemas resultantes da expulsão dos ciganos e não só até as questões sociais deixem de ser pelas organizações que mobilizadoras das pessoas, continuem a contestar, medidas impopulares governativas, uma vez estarem assustadas com a eventualidade dum ataque terrorista. E pelos vistos a táctica está a resultar na perfeição. As populações estão assustadas com o anúncio dum ataque terrorista eminente e embora possam ter vontade de continuar com manifestações e contestações a medidas governamentais, travam os seus ímpetos contestatários dada a intoxicação que está sendo feita. Claro está que a ameaça de terrorismo serve sem dúvida os interesses políticos de quem a esta a usar com enorme intensidade porque isso demove e tem sido visível num últimos tempos qualquer tipo de manifestações e contestações. Obviamente que não será esta intensa campanha de medo que irá contribuir para evitar que no momento e altura própria que os autores de terrorismo internacional pratiquem o seu acto com maior ou menor dimensões e respectivas consequências. Tão pouco será esta campanha que desmotivará qualquer acto terrorista e quando este tiver de acontecer, acontecerá. Curiosamente e nas imagens que há pouco passaram na televisão, já começa a haver pessoas que estão a desconfiar deste anuncio de ataque iminente num qualquer país da Europa. Felizmente que por cá a moda ainda não pegou e espero bem que não chegue a pegar.