domingo, junho 25, 2006

Em Camarões, mães queimam seios de filhas adolescentes


Uma campanha nacional em Camarões tenta desencorajar
o costume de usar objectos em brasa para queimar os seios
de meninas que chegam à puberdade.

As estatísticas no país mostram que 26% das adolescentes
camaronesas passam pela experiência, já que as mães
vêem o hábito como a melhor maneira de adiar o início da
vida sexual das filhas.

Isso acontece porque muitos homens em Camarões
acreditam que as meninas estão prontas para o sexo
assim que elas começam entrar na adolescência. Com o
intuito de evitar a iniciação sexual de suas filhas, as
mulheres tentam "esconder" os seios das jovens.

O objecto mais usado para diminuir os seios das
adolescentes é um pilão de cozinha feito de madeira,
aquecido na brasa. Também são usadas cascas de coco,
bananas e pedras, que são forçadas contra o corpo delas.

Sem remorso

A estudante Geraldin Sirri falou sobre sua experiência:
"Minha mãe pegou um pilão, que havia esquentado no fogo
durante um bom tempo e apertou contra o meu peito
enquanto eu estava deitada. Eu chorava e tremia o tempo
todo, mas não teve jeito."

Muitas mães não sentem remorso em queimar os seios das
filhas. "Isso não é uma prática nova. Estou feliz por ter
protegido minha filha. Eu não suportava imaginar garotos
a estragando com sexo antes que ela terminasse a escola",
explicou uma mulher.

No sudoeste de Camarões, outra mulher disse que queimou
os próprios seios quando era menina porque não queria ser
forçada a casar cedo, como era costume em sua vila. "Eu
queria ir para a escola como as outras garotas que ainda
não tinham seios."

O antropólogo Flavien Ndonko diz que queimar os seios
das meninas não é um método eficaz de prevenir o sexo,
já que muitas delas continuam tendo vida sexual e
engravidam. Ndonko recomenda que os pais conversem
com suas filhas sobre saúde reprodutiva e sexual.

"Elas precisam saber o que significa crescer, ter seios e
ficar menstruada", diz ele.

Campanha

Com a ajuda de patrocinadores, um grupo de adolescentes
produziu uma campanha de televisão para expor o
problema.

Um dos anúncios diz: "Comprimir os seios de jovens
meninas é muito perigoso para a saúde. Não force os seios
a aparecer ou desaparecer --deixe que eles cresçam
naturalmente."

As vítimas da violência estão protegidas por lei, desde que
façam a denúncia poucos meses depois de terem sido
queimadas, de acordo com o advogado Uba Ndefiembu.
Se um médico determinar que houve danos às estruturas
dos seios, a pessoa responsável pode ser presa por até
três anos.

da BBC Brasil

Sem comentários: