Depois de alavancar sua campanha lançando mão de vários recursos participativos da internet para conquistar eleitores, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, poderá usá-los novamente para facilitar seu futuro governo.
Site da campanha de Obama arrecadou mais de US$ 500 mi e tem 2 milhões de perfis |
É o que aponta um estudo lançado nesta terça-feira pelo instituto de pesquisas Pew Research Center for People and the Press.
A pesquisa indica que Obama poderá aproveitar a enorme rede social que criou em seu site de campanha para pressionar os parlamentares americanos em favor de suas medidas.
A lista de e-mails de Obama, por exemplo, tem 13 milhões de pessoas inscritas. Durante a campanha, eles arrecadaram US$ 500 milhões para o candidato democrata e criaram 2 milhões de perfis no site MyBarackObama.com.
Essa enorme comunidade poderia ser mobilizada durante a votação de um projeto de lei, por exemplo.
Com e-mails ou telefonemas, essas usuários poderiam pressionar os deputados e senadores e pedir apoio ou rejeição de propostas para outras pessoas, de forma semelhante ao que fizeram na véspera da eleição para ganhar votos para Obama.
Reprodução |
No site da transição, usuários podem perguntar sobre a nova equipe de governo |
A pesquisa mostra que 59% de todos os que votaram em Obama participaram de alguma forma da campanha online, enviando e-mails, lendo blogs de política ou pesquisando sobre os candidatos.
Diz também que 62% dos eleitores de Obama afirmaram que irão pedir a outras pessoas que apóiem as políticas do novo presidente.
Desde a eleição, 27% dos votantes conectados de Obama visitaram o site da nova equipe de governo de Obama, o change.gov, para discutir a transição. Até mesmo 10% daqueles que votaram no candidato republicano John McCain visitaram o site.
A pesquisa ouviu 2.254 adultos sobre o uso de internet e política e foi realizada entre 20 de novembro e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os 1.591 usuários de internet entrevistados, a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Com Associated Press
Comentário
Vai ser porreiro porque assim vamos ter todos oportunidade de lhe fornecer umas dicas para ele brilhar como presidente dos EUA.
Sem comentários:
Enviar um comentário