sábado, janeiro 31, 2009
A comunicação social tentou em 2005 evitar a vitória do PS nas legislativas tentando denegrir o seu secretário geral mas não conseguiu
sexta-feira, janeiro 30, 2009
O autor do blog "Macroscópio" brinda-nos com este excelente post
Pacheco Pereira - o grande acusador
Congresso de Guimarães, Pacheco Pereira - está para o Freeport como
Manuela Ferreira Leite estaria para a Ponte-entre-os-rios - a ambos
daria agora imenso jeito uma terrível desgraça.
Era a única maneira de poderem equacionar a possibilidade de ganhar
na secretaria ao PS aquilo que não são capazes de lhe ganhar no terreno.
Pacheco, com a sua má fé permanente (como político e como comentador),
animada pelos tempos do maoismo, persiste na tese das luvas, ainda
que mascare isso com formulações in abstracto, como denunciou ontem
António Costa no programa da SIC/N.
Quadratura do Círculo. Depois o mesmo Pacheco, que é hoje um homem
de pensamento decadente e persecutório, utiliza o seu miserável blog,
que aqui já qualificámos como aqueles átrios das agências funerárias,
para difundir mensagens de leitores igualmente mesquinhos e manhosos,
cabendo-lhe hoje o papel que estava delegado em 2005 no afilhado de
Ferreira leite, António Preto. Confesso, até pela formação académica
de Pacheco Pereira, que não esperava vê-lo num homem sem critério,
animado pela raiva e pela inveja fazendo dos fora a que tem acesso
um veículo para ataques ad homine ao poder em funções.
Enquanto ontem António Costa lhe explicava as minudências jurídicas do
processo legislativo, como quem explica às crianças e lembra ao povo,
Pacheco esbracejava, defendia que o projecto Freeport foi chumbado várias
vezes para que os portugueses pudessem reclamar "luvas" aos ingleses, eis
as articulações manhosas deste homemk decadente, que caracteriza a
forma mentis deste velho maoista convertido à social-democracia e hoje é o
apoiante nº 1 do PSD que ratificou (compulsivamente) o nome de Santana
Lopes a Lisboa. Mais palavras para quê... Curioso foi notar que quando
António Costa desfiava o novelo com maior filigrana reportando-se a factos
de 2005, provados em Tribunal, Pacheco Pereira dizia ao edil: tem razão,
tem razão, tem razão... Pobre Pacheco
Comentário
Em cheio professor este filósofo da treta já se torna enfadonho ouvi-lo
domingo, janeiro 25, 2009
Os gulosos da industria de panificação sem qualquer justificação aumentaram no início do ano o preço do pão
sexta-feira, janeiro 23, 2009
Quando faltam argumentos ao PSD é usual os amigos da comunicação social darem um jeito para impulsionar a subida no "Ranking"
segunda-feira, janeiro 19, 2009
Software israelense manobra opiniões na internet
DIÓGENES MUNIZ
editor de Informática da Folha Online
Nem só de caças F-16 e mísseis teleguiados são feitos os ataques israelenses em Gaza. Uma arma em específico se destacou pela eficiência apresentada desde a escalada do conflito --e continuará sendo usada, mesmo após o cessar-fogo. Ela age nos bastidores da internet, modificando resultados de enquetes on-line, entupindo caixas de e-mails de autoridades e ajudando a protestar contra notícias desfavoráveis à comunidade israelense.
O nome da ferramenta é Megaphone, um software desenvolvido pela companhia Collactive e distribuído pela organização Giyus ("mobilização" em hebraico, mas também sigla para "Give Israel Your United Support" ou "Dê a Israel seu apoio integrado", em tradução livre). O programa serve para mobilizar internautas pelo mundo dispostos a manobrar ("balancear", segundo os usuários) opiniões na rede.
Desenvolvido em 2006, durante a Guerra do Líbano, seu uso atingiu 36.700 "soldados virtuais" com o conflito em Gaza. A meta: 100 mil participantes.
Lobby 2.0
O internauta disposto a fazer parte do arrastão cibernético precisa baixar um programa no site Giyus.org, que se apresenta como uma "coalizão de organizações pró-Israel trabalhando juntas para ajudar a comunidade judaica a fazer suas opiniões serem ouvidas de maneira efetiva".
Instalada a plataforma, aparecem no computador alertas em tempo real sobre notícias, enquetes, artigos, vídeos ou blogs que estejam com visões "a favor ou contra" a comunidade. Lembram os avisos de novas mensagens do comunicador instantâneo MSN. O internauta é convidado, a partir daí, a "agir por Israel" --enchendo os alvos de críticas, elogios ou votos.
Com poucos cliques (e sem dominar o idioma da página em questão), é possível influenciar uma pesquisa no site do Yahoo! ou mandar uma notícia sobre mísseis palestinos para a ONU, entre outros. O programa oferece no próprio navegador um formulário completo de "ação" já preenchido, com endereços dos destinatários e conteúdo padrão a ser enviado: o internauta sequer precisa abrir sua conta de e-mail ou clicar em "enviar".
Redes sociais e sites colaborativos, como Facebook e YouTube, também estão na mira do software. Esse tipo de estratégia, que recebeu o apoio do Ministério das Relações Exteriores de Israel, já forçou o site da BBC a tirar uma enquete do ar.
Desde o início da invasão a Gaza, dezenas de comunidades e sites foram "pichados", invadidos ou derrubados, tanto por piratas virtuais palestinos quanto israelenses. O que se destaca neste caso, no entanto, é o modo de atuação do programa, que institucionaliza a manipulação de informação de forma coordenada e colaborativa.
Comentário
Tal a qualidade desta gente para manipular a opinião pública
domingo, janeiro 18, 2009
Realizado primeiro transplante conjunto de pulmões e coração no Japão
da Efe, em Tóquio
Um homem de 30 anos recebeu neste sábado com sucesso o primeiro transplante conjunto de pulmões e coração realizado no Japão, informa hoje a agência local Kyodo.
A operação, que se prolongou durante cinco horas, aconteceu no hospital da Universidade de Osaka (centro do Japão) e terminou por volta da meia-noite de sábado.
Horas antes, o coração e os pulmões da doadora foram extraídos depois de certificada sua morte cerebral, assim como seu fígado, rins e pâncreas, que foram transplantados em outros pacientes.
O professor da Universidade de Osaka, Yoshiki Sawa, afirmou depois desta operação cirúrgica pioneira no Japão que o coração e os órgãos respiratórios do receptor estão em situação estável.
O receptor dos órgãos foi um paciente que sofre da síndrome de Eisenmenger, um defeito cardíaco que afeta o fluxo de sangue do coração aos pulmões.
Um transplante conjunto desses órgãos vitais é pouco frequente, embora seja realizado há duas décadas nos Estados Unidos, e só pode ser feito no caso dos tecidos de ambos os pacientes serem compatíveis.
No Japão, há outros três doentes pendentes de serem submetidos a essa intervenção.
da Folha Online
Tenho feito este tipo de apelo aos meus familiares. Se porventura me acontecer algo semelhante ao aqui narrado ou seja tenha morte cerebral gostaria que a minha família doa-se os meus órgãos ao doentes deles carenciados. Gostaria de partir com a certeza de ter contribuído para a melhoria da condição de vida dum qualquer doente que estivesse necessitado dum órgão são e eu lhe pudesse valer
sábado, janeiro 17, 2009
A partir do dia 20 deste mês vamo-nos ver livres desta figura sinistra de má memória
Todos os políticos cometem gafes e falam coisas sem pensar. Mas o presidente americano, George W. Bush, conseguiu tornar-se notório o termo "Bushismo" para classificar os lapsos verbais que se tornaram comuns nos últimos oito anos.
"Eles me mal-subestimaram."(Bush inventou a palavra 'misunderestimated')
"Não há dúvida de que no minuto em que eu fui eleito, as nuvens de tempestade no horizonte estavam chegando quase diretamente sobre nós."
Washington, 11 de maio de 2001 "Eu quero agradecer ao meu amigo, o senador Bill Frist, por se juntar a nós hoje. Ele se casou com uma menina do Texas, eu quero que vocês saibam. Karyn está conosco. Uma menina do Oeste do Texas, exatamente como eu."Sobre política externa."Há um século e meio, os Estados Unidos e o Japão formam uma das maiores e mais duradouras alianças dos tempos modernos.
(Bush se esquecendo da Segunda Guerra Mundial)
Tóquio, 18 de fevereiro de 2002 "A guerra contra o terror envolve Saddam Hussein por causa da natureza de Saddam Hussein, da história de Saddam Hussein, e a sua determinação de aterrorizar a si mesmo."Grand Rapids, Michigan, 29 de janeiro de 2003"Eu acho que a guerra é um lugar perigoso."
Washington, 7 de maio de 2003 "O embaixador e o general estavam me relatando sobre a – a grande maioria dos iraquianos querem viver em um mundo pacífico e livre. E nós vamos achar essas pessoas e levá-las à Justiça."
Washington, 27 de outubro de 2003"Sociedades livres são sociedades cheias de esperança. E sociedades livres serão aliadas contra os poucos odiosos que não têm consciência, que matam ao gosto de um chapéu."
Washington, 17 de setembro de 2004 "Você sabe, uma das partes mais difíceis do meu trabalho é conectar o Iraque à guerra ao terrorismo."
Washington, 6 de setembro de 2006"Sobre educação"
"Ler é básico para todo o aprendizado."
Reston, Virginia, 28 de março de 2000 "Como governador do Texas, eu estabeleci altos padrões para as nossas escolas públicas, e eu cumpri esses padrões."
Entrevista à CNN, 30 de agosto de 2000 "Você ensina uma criança a ler, e ele ou ela ('he or her' em inglês, em vez do correto: 'he or she') vai conseguir passar em um teste de escrita."
Townsend, Tennessee, 21 de fevereiro de 2001 "Sobre economia"Eu entendo o crescimento dos negócios pequenos. Eu fui um."
Entrevista ao New York Daily News, 19 de fevereiro de 2000 "É claramente um orçamento. Tem muitos números nele."
Entrevista à agência de notícias Reuters, 5 de maio de 2000 "Eu continuo confiante em Linda. Ela será uma ótima secretária de Trabalho. Do que eu li na imprensa, ela é perfeitamente qualificada."
Austin, Texas, 8 de janeiro de 2001"Primeiro, deixe-me esclarecer bem, pessoas pobres não são necessariamente assassinos. Só porque você não é rico, não significa que você está disposta a matar."
Washington, 19 de maio de 2003 "Sobre saúde"Eu não acho que nós devamos ser sublimináveis sobre a diferença entre nossos pontos de vista sobre remédios que exigem prescrição."
(Bush inventou a palavra 'subliminable')
Orlando, Flórida, 12 de setembro de 2000 "Doutores demais estão deixando o negócio. Muitos obstetras e ginecologistas não estão podendo praticar o seu amor às mulheres pelo país."
Poplar Bluff, Missouri, 6 de setembro de 2004class="Sobre tecnologia"Seria um erro para o Senado americano permitir que qualquer tipo de clonagem humana saísse daquela sala."
Washington, 10 de abril de 2002"A informação está em movimento. Você sabe, o noticiário da noite é uma forma, é claro, mas também está se movimentando pela blogosfera e através das internets."
Washington, 2 de maio de 2007"Sobre governar"Eu tenho uma visão diferente de liderança. Uma liderança é alguém que consegue unir as pessoas."
Bartlett, Tennessee, 18 de agosto de 2000"Eu sou o decisor, e eu decido o que é melhor."
Washington, 18 de abril de 2006"E a verdade é que muitos relatórios de Washington nunca são lidos por ninguém. Para mostrar como este é importante, eu o li e Tony Blair o leu."
Sobre o relatório Baker-Hamilton, em Washington, 7 de dezembro de 2006"A única coisa que posso dizer é que quando o governador liga, eu atendo o telefone."
San Diego, Califórnia, 25 de outubro de 2007"Eu já terei morrido há anos antes que alguma pessoa esperta descubra o que aconteceu dentro do Salão Oval."
Washington, 12 de maio de 2008
da BBC Brasil
Comentário
É uma lista longa de disparates e broncas daquele que foi e ou melhor terá sido o pior Presidente dos EUA
quarta-feira, janeiro 14, 2009
Grécia barra saída de armas dos EUA que iam para Israel
O governo grego impediu nesta terça-feira um navio militar americano carregado com 325 contêineres cheios de munições e armas de zarpar do porto de Astakos em direção a Israel, segundo porta-voz de Washington.
"Estamos procurando uma solução alternativa para que o carregamento chegue a seu destino", disse o porta-voz. Ele negou que o navio fosse a Israel para entregar armas ao Exército local, que ataca a faixa de Gaza há 19 dias.
Os EUA são o maior aliado político e o principal fornecedor de armas a Israel.
A Casa Branca alegou que o material embarcado em Astakos estava em uma base da Marinha americana na Grécia e iria para um depósito que os EUA mantêm em Israel.
Segundo o "Jerusalem Post", vários carregamentos militares americanos chegaram de navio a Israel nas semanas que antecederam o início da ofensiva contra Gaza.
da Folha Online
Um forte aplauso para a Grécia por ter tido a coragem de assumir esta atitude para com o poderoso EUA. Pena é que outros países nomeadamente o nosso não tenha igualmente essa coragem.
terça-feira, janeiro 13, 2009
Está na hora de agradecer-mos a Durão Barroso a vantagem por ele reconhecida na liberalização dos preços dos combustíveis
Mas isto só está a acontecer porque o iluminado do Durão Barroso antes de se pirar para a CE resolveu liberalizar o preços dos combustíveis invocando que essa seria a forma de beneficiar os consumidores, tendo em vista a concorrência, esquecendo-se esta verdadeira negação governativa de que neste País as empresas fazem cabam e tal como acontece com o negócio dos medicamentos ninguém consegue beneficiar com a dita concorrência. Está na altura de agradecer-mos a Durão Barroso a sua excelente medida com consequências relevantes para o bolso dos consumidores.
segunda-feira, janeiro 12, 2009
O endeusamento do Cristiano Ronaldo começa a ser insuportável
domingo, janeiro 11, 2009
O caso Esmeralda que tem apaixonado a opinião pública é mais um a juntar a outros onde a justiça saí conspurcada
sábado, janeiro 10, 2009
Vai amanhã abrir o Salão Automóvel de Detroit
sexta-feira, janeiro 09, 2009
O colar do senhor Procurador da República
terça-feira, janeiro 06, 2009
Pesquisa genética tenta evitar crise do cacau
É possível embrulhar numa caixa de presente um pecado mais delicioso do que um chocolate? Bom, ele não precisa ser um prazer que cause culpa --e não é por causa do acúmulo de evidências de que comê-lo pode ser bom para alguns aspectos de saúde.
Uma outra razão para saborear bombons é que quase todo o cacau do mundo cresce em fazendas pequenas em países pobres. Quando você compra chocolate, ajuda os agricultores a alimentar suas famílias. É um bom começo.
Thierry Gouegnon/Reuters |
Trabalhador manipula sementes de caucau em fazenda na Costa do Marfim; doenças destroem um terço da colheita mundial por ano |
A notícia ruim para os "chocólatras" é que a produção de sua iguaria predileta corre o risco de sofrer um colapso. O chocolate é feito de sementes fermentadas e torradas do cacaueiro, planta do gênero Theobroma ("comida dos deuses", em grego).
Nos últimos anos, sua demanda mundial aumentou, mas doenças continuam a destruir cerca de um terço da colheita mundial todos os anos. E a situação pode piorar à medida que pragas do cacaueiro se espalham pelo mundo.
Para piorar, o cacau é natural de florestas tropicais e precisa de umidade, mas plantações têm sido cada vez mais atingidas por secas, que provavelmente ficarão mais frequentes com o aquecimento global.
A boa notícia é que a solução existe, pelo menos segundo a Mars, dona da marca M&M's, empresa que mais vende chocolate no mundo. Cientistas da companhia estão conduzindo agora um estudo sem precedentes sobre a genética do cacaueiro, e os resultados ficarão disponíveis de graça. Não é só generosidade --é impossível vender chocolate se ninguém planta cacau--, mas pode acabar sendo bom para todos.
Encruzilhada africana
Os agricultores só têm duas maneiras de conseguir acompanhar a demanda mundial: aumentar a área da plantio de cacaueiros ou melhorar sua produtividade por hectare. Como a maior parte do cacau é plantado em países pobres --70% sai da África, sobretudo de Gana e Costa do Marfim--, os investimentos para melhorar a planta têm sido muito esporádicos. As linhagens cultivadas são vulneráveis, e poucos agricultores têm dinheiro para fertilizantes ou para pesticidas.
"A produtividade do cacau permanece estagnada há 30 anos", diz Howard Shapiro, agrônomo-chefe da Mars. O resultado é que agricultores têm expandido plantações derrubando e queimando mata. Com isso, a terra ganha nutrientes para sustentar as árvores por algum tempo, mas depois os fazendeiros são obrigados a mudar para outras áreas. "Isso alimenta o desmatamento", diz Jim Gockowski, pesquisador da unidade de Gana do Instituto Internacional para Agricultura Tropical.
Júlio Cascardo/Folha Imagem |
Ramos de cacaueiro contaminado pelo fungo vassoura-de-bruxa |
Linhagens mais produtivas podem ser a solução. Variedades que reagem melhor a fertilizantes poderiam aumentar o custo/benefício do insumo. A mudança para uma produção mais intensiva, dizem os especialistas, seria boa para os produtores e para as florestas. Mas o desmatamento não é o único problema.
Monoculturas de cacau são vulneráveis a doenças, e o cacau brasileiro foi dizimado na década de 1990 após o fungo vassoura-de-bruxa ter sido deliberadamente levado a algumas fazendas, por causa de disputas locais. Outra doença causada por um fungo, a monília, destruiu plantações na Colômbia e na Costa Rica.
A vassoura-de-bruxa e a monília não chegaram à África nem ao Sudeste Asiático, mas talvez seja só questão de tempo.
"Essas doenças vão se espalhar alguma hora", diz Dennis Garrity, chefe do Centro Agroflorestal Mundial, em Nairóbi (Quênia). Sem árvores resistentes, a maior cultura de exportação da África pode ser devastada em menos de três anos. É por isso que há uma necessidade urgente de estudos em genética. Podem existir cacaueiros selvagens que já tenham desenvolvido resistência a algumas doenças, mas onde?
Origens amazônicas
O registro mais antigo de consumo do cacau por humanos vem da América Central. Por muito tempo, achou-se que o cacaueiro tivesse surgido lá e que só existissem duas ou três variedades genéticas da planta. Esse mito, porém, foi demolido por Juan-Carlos Motamayor, do programa de pesquisa da Mars, sediado na divisão de Miami do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA).
Sua equipe analisou o DNA de mais de 1.200 amostras de cacau coletadas por outros pesquisadores. A primeira descoberta foi que um quarto das amostras estava com classificação errada. Segundo o biólogo David Kuhn, do USDA, o problema é que as sementes de cacau não mantiveram a identidade, pois as variedades têm de ser preservadas como clones implantados em árvores, mais difíceis de organizar do que sementes numa gaveta.
Após excluir as amostras mal-classificadas, os pesquisadores descobriram que as restantes poderiam ser divididas em dez subgrupos genéticos distintos, em vez de três. A maior diversidade era originária do norte da Amazônia, com cada variedade ocupando um local delimitado aproximadamente pelos afluentes do rio Amazonas. Isso é uma evidência forte de que o cacaueiro surgiu ali, não na América Central.
O estudo também deu uma pista sobre onde genes de resistência podem ser encontrados, já que uma dessas variedades vem da mesma área em que o fungo da monília se originou.
O trabalho dos cientistas, afinal, mostrou que os agricultores têm em mãos uma diversidade inesperada. Mas isso foi só o começo. Em junho de 2008, a Mars, aliada ao USDA e à IBM, anunciou uma parceria público-privada para o sequenciamento completo do genoma do cacaueiro. O acesso aos dados do projeto será gratuito.
Cientistas do mundo todo já começaram a procurar cacaueiros mais produtivos e resistentes a secas e doenças. Uma vez que eles sejam identificados, a equipe de Kuhn pretende procurar trechos de DNA responsáveis por essas características. Isso poderá acelerar o desenvolvimento: agricultores poderão testar novas variedades assim que forem criadas.
Novos sabores
"Se conseguirmos maximizar o ganho do cacau, fazendeiros poderão eliminar dois terços de suas árvores de baixa produtividade e usar a terra para plantar fruta e madeira", diz Shapiro. Além de dar ao cacaueiro a sombra de que ele gosta, afirma Garrity, uma cultura extra daria a agricultores colheitas no ano todo. E caso tudo dê certo, a genética pode fazer mais do que salvar o cacau. "Agricultores podem usar marcadores de DNA para criar novos sabores de chocolate", diz Kuhn.
da Folha Online
Comentário
É importante que se tente salvar o cacaueiro da praga de que está sendo vítima porque eu como muitos outros consumidores do verdadeiro chocolate e não dos sucedâneos que alguns fabricantes de chocolate impingem, não abdicamos desta excelente bebida quente muito agradável que é o cacau.
domingo, janeiro 04, 2009
Ataque israelita à Faixa de Gaza "encorajado" por posição de Bush
Downloads de novo Windows multiplicam-se na internet
Já são milhares os internautas em todo mundo que compartilham na internet o Windows 7, nova versão do sistema operacional da Microsoft que ainda não foi lançado oficialmente. Cópias do programa podem ser baixadas por meio de arquivos torrent, em que partes do arquivo podem ser acessadas por outros internautas assim que são baixadas para o computador de cada usuário.
Um dos sites que disponibilizam links de download para o programa é o Pirate Bay, onde existem cerca de 10 cópias e mais de 10 mil usuários que compartilham o programa inteiro ou partes dele.
No Mininova, que também lista usuários que liberam o programa, são mais de 20 cópias disponíveis e quase 25 mil usuários que contêm partes armazenadas em seus computadores para compartilhamento.
Muitas das cópias trazem a mesma versão do programa, de testes, que vazou na internet nos últimos dias antes do planejado pela Microsoft. Nos sites citados, no entanto, há vários comentários de vários usuários que instalaram o programa e disseram que a versão não traz todos os recursos do novo sistema operacional.
Apesar da pirataria, especialistas apontam que as cópias disseminadas podem beneficiar a companhia. O site "Digital Journal" afirma, por exemplo, que "para usuários, isso significa que o Windows 7 será um sistema muito estudado quando sair [oficialmente]", sugerindo que a Microsoft tem conhecimento das cópias.
A Microsoft vai lançar o programa oficialmente no dia 7 de janeiro em Las Vegas. O evento, que terá a participação dos principais dirigentes da companhia, Steve Ballmer and Robbie Bach, será transmitido ao vivo pela internet.
Novidades
Entre as novidades já anunciadas pela Microsoft estão as mudanças na barra de tarefas do Windows, que deve ter menos botões --a empresa afirma que vai retirar os 'redundantes'.
Os usuários poderão arrastar os ícones de documentos e programas, para organizá-los na ordem de preferência. Um clique em ícones de programas, usando o botão direito do mouse, vai relevar informações como documentos recentes produzidos com o software.
A empresa informou também que a próxima versão do pacote de softwares Office irá incluir uma versão para que os documentos de texto e planilhas funcionem dentro de um navegador da internet.
A medida é uma resposta à rival Google, que disponibiliza gratuitamente o Google Docs, com editor de texto e planilha e software de apresentação através da internet.
Comentário
O lançamento deste novo sistema operativo vem comprovar que efectivamente o Vista foi um fracasso como aliás vários especialistas o haviam afirmado. Claro está que quem se apressou a optar pelo Vista nesta altura e face a este anúncio de lançamento deste novo sistema operativo se arrependerá de ter posto de lado ou melhor ter substituído o velho windows XP pelo Vista. Mas para quem fez tal opção nada como gastar mais umas centenas de euros e o problema fica resolvido.
sábado, janeiro 03, 2009
Ando muito preocupado com a devastação provocada pelos "rockets" palestinianos a Israel
Segundo o "El Mundo" o novo modelo Avensis da Toyota já está a ser comercializado em Itália
quinta-feira, janeiro 01, 2009
Este senhor "Vasco Graça Moura" num artigo de opinião publicado no DN entende que o PSD tem condições de ser alternativa ao PS
"O catálogo poderia ser levado muito mais longe.
Graças ao Governo, Portugal é hoje uma entropia funerária, isto é, uma medida de avanço para o caos.
É patente que este Governo não serve.
Se não serve, há que substituí-lo o mais depressa possível.
O PSD tem de garantir que isso vai acontecer. De resto, só o PSD tem condições para fazê-lo.
O ano de 2009 abre todas as possibilidades nesse sentido. O balanço de 2008 mostra o caminho para 2009. "
Muitos poucos eleitores pensarão como este articulista manifestamente apoiante do PSD, o qual vê aquilo que poucos vêm ou seja o partido da sua preferência fazer melhor do que o PS, algo absolutamente impossível de conseguir e sobretudo através da actual líder.
Por isso e contrariando em absoluto o desejo de Vasco da Graça Moura o eleitorado não lhe irá proporcionar ver o PSD no próximo ano como governo deste país, pelo que vai ter de se continuar a descontentar com um novo mau governo do PS.
Extrato de semente de uva 'mata' células de câncer, diz estudo
Uvas têm grande concentração de antioxidante |
Os cientistas, da Universidade de Kentucky, realizaram experiências de laboratório e mostraram que, em 24 horas, 76% de células de leucemia expostas ao extrato foram mortas e as células saudáveis ficaram intactas.
A pesquisa abre caminho para novos tratamentos contra o câncer, mas os especialistas disseram que ainda é muito cedo para recomendar que as pessoas comam uvas como forma de evitar a doença.
As sementes de uva contêm alta concentração de antioxidantes, conhecidos por sua propriedades contra o câncer.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o extrato da semente da fruta pode ser eficaz no combate a células cancerígenas da pele, mama, intestino, pulmão, estômago e próstata.
Suicídio
No entanto, o estudo americano é inédito ao provar as ações do extrato contra a leucemia.
Na experiência, os cientistas expuseram as células doentes a altas doses do extrato, levando várias delas a “cometerem suicídio”, em um processo conhecido como apoptose.
Os pesquisadores observaram que o extrato ativou a proteína JNK, que ajuda a regular o processo de auto-destruição celular. Ao exporem as células de leucemia a um agente que inibe a proteína JNK, o efeito do extrato da semente de uva foi interrompido.
O autor do estudo, Xianglin Shi, disse que os resultados podem levar à incorporação de novos agentes na prevenção ou tratamento da leucemia e de outros tipos de câncer.
“O que todos buscam é um agente que tenha um efeito nas células cancerígenas, mas que deixe as saudáveis intactas. E o extrato de semente de uva se encaixa nesta categoria”, afirmou o pesquisador.
O estudo foi reproduzido na publicação especializada Clinical Câncer Research.da BBC Brasil
Comentário
É por estas e outras descobertas que reforço a minha convicção de que efectivamente são os produtos naturais a solução para os nossos males de saúde e não os químicos produzidos pela farmacopeia.