da Efe, em Tóquio
Um homem de 30 anos recebeu neste sábado com sucesso o primeiro transplante conjunto de pulmões e coração realizado no Japão, informa hoje a agência local Kyodo.
A operação, que se prolongou durante cinco horas, aconteceu no hospital da Universidade de Osaka (centro do Japão) e terminou por volta da meia-noite de sábado.
Horas antes, o coração e os pulmões da doadora foram extraídos depois de certificada sua morte cerebral, assim como seu fígado, rins e pâncreas, que foram transplantados em outros pacientes.
O professor da Universidade de Osaka, Yoshiki Sawa, afirmou depois desta operação cirúrgica pioneira no Japão que o coração e os órgãos respiratórios do receptor estão em situação estável.
O receptor dos órgãos foi um paciente que sofre da síndrome de Eisenmenger, um defeito cardíaco que afeta o fluxo de sangue do coração aos pulmões.
Um transplante conjunto desses órgãos vitais é pouco frequente, embora seja realizado há duas décadas nos Estados Unidos, e só pode ser feito no caso dos tecidos de ambos os pacientes serem compatíveis.
No Japão, há outros três doentes pendentes de serem submetidos a essa intervenção.
da Folha Online
Tenho feito este tipo de apelo aos meus familiares. Se porventura me acontecer algo semelhante ao aqui narrado ou seja tenha morte cerebral gostaria que a minha família doa-se os meus órgãos ao doentes deles carenciados. Gostaria de partir com a certeza de ter contribuído para a melhoria da condição de vida dum qualquer doente que estivesse necessitado dum órgão são e eu lhe pudesse valer
1 comentário:
Raul
Assim deve ser. Contribuirmos sempre para que alguém viva.
Excelente a forma como a ciência evolui e dá novas oportunidades a quem, em circunstâncias normais, já as não teria.
Abraço
Enviar um comentário