domingo, março 15, 2009

Fórum Mundial da Água: Preço vai ter de subir, defende especialista do BEI

Em entrevista à Agência Lusa, Luis Veiga Frade, director da divisão de água e protecção ambiental do BEI, explicou que o custo que os consumidores e contribuintes pagam pela água que utilizam está "muito abaixo do seu valor real".
Estes tipos são designados para o exercício destes cargos normalmente bem remunerados para dizerem estas barbaridades apenas e só para justificarem os ordenados que recebem. Sim porque sendo a água um bem comum da humidade em que não deveria haver ninguém dono da água estes, seguros através da exploração deste recurso que é de todos e que apenas se limitam a fazer investimentos básicos nomeadamente, captação, reservatórios, tratamento e condutas para fazerem chegar a água ás populações, cobram valores exorbitantes que só se explicam pelos ordenados que quem se dedica ao negócio beneficia, resolvem de quando em vez fazerem afirmações destas para que efectivamente acabe por encarecer o bem e eles melhorarem o seu rendimento. Não há dúvida nenhuma que cada vez mais se justifica que os povos das nações se empenhem a acabar com este tipo de exploração de recursos naturais que a todos pertencem mas que apenas alguns deles beneficiam e tiram chorudos proveitos.

2 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul

Pois é amigo. Eu até acho que a água é um bem essencial que deve ser utilizado com parcimónia e por isso defendo o aumento de preços acima dum determinado escalão tendo em conta o consumo per capita e o fim a que a água se destina.
Dito por outras palavras: onerar os particulares com piscinas privadas, por exemplo.
Isso já não interessa, né?


Abraço

contradicoes disse...

Pois cara amiga nesse particular também estou de acordo consigo, mas acontece que uma subida generalizada que é o que sempre acontece vai prejudicar não aqueles que utilizam a água entre outros fins para encher as suas piscinas, mas sim aqueles que têm fracos recursos. E é nessa perspectiva que não estou de acordo com a subida. Um abraço