sábado, abril 18, 2009

Concordo inteiramente com a opinião de Mariano Gago quando afirma que vão sobrar poucas instituições de ensino superior privadas

Foi o maior erro que se cometeu em Portugal foi atribuir licenças ao ensino superior privado para leccionarem cursos que apenas e só têm servido para lançar no mercado desempregados ditos licenciados. Ninguém tem dúvidas que esses licenciados pelas diversas universidades privadas só conseguiram obter a licenciatura porque não conseguiram face às médias que possuíam entrar no ensino oficial público, onde ninguém tem dúvidas o grau de exigência é muito superior. Claro que esses candidatos às várias licenciaturas de cursos ministrados pelas Universidades privadas sabiam que lhes esperaria o desemprego dado que o mercado de trabalho é exigente e não lhes poderia proporcionar emprego em áreas para as quais não existe nunca existiu nem existirá qualquer saída.
Daí ficar muita gente escandalizada com o facto de haver licenciados a desempenharem o papel de caixas de supermercado ou repositores de produtos. Estou por isso inteiramente de acordo com o Ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago por não haver lugar para continuarem a existir Universidades privadas para leccionarem cursos que não servem rigorosamente para nada. Os estudantes medíocres têm de deixar de ter alternativas como sempre tiveram para conseguir obter licenciaturas através da frequência do ensino superior privado que apenas e só tem servido como veículo de negócio para grupos de docentes do ensino público que resolvem deitar mão a este tipo de negócio para ganharem mais algum, mas que na pratica não servem para nada nem tem qualquer utilidade em termos de mercado de emprego. Quem não tem vocação para estudar deve optar por cursos profissionalizantes e através deles conseguir resposta no mercado de emprego ao invés de insistirem em querer ser licenciados com cursos que apenas lhes serve para garantir o desemprego. Não é pois relevante a referência que a comunicação social faz de que em Portugal existe um número significativo de licenciados, porque estes são na sua maioria formados por faculdades privadas cujos cursos não têm qualquer interesse nem aplicação pratica no mercado de trabalho. Acabe-se pois duma vez por todas com essa fraude que é o ensino superior privado e com as respectivas subvenções atribuídas pelo Estado e mantenha-se o ensino superior público com a qualidade que se lhe deve impor.

Sem comentários: