sexta-feira, agosto 12, 2011

A desculpa dos maus cobradores

A crise com que nos confrontamos, embora não seja da nossa responsabilidade mas sim das políticas erradas que vários governos adoptaram durante estes 36 anos de democracia, em que se acumularam défices sucessivos, foi abruptamente despoletada pelos EUA e que se repercutiu em todo o Mundo. No nosso País registou-se o maior golpe bancário que há memória, tendo o anterior governo cometido o enorme erro de o nacionalizar. Os autores do golpe com excepção de apenas um que regaladamente aguarda pela investigação que decorre, refastelado num sofá da sua mansão, não são ainda conhecidos, mas não existe dúvidas quanto ao montante desse golpe que são os contribuintes em geral que vão suportar os prejuízos dele resultantes. A situação do país não é diferente daquela que outros países da Europa vivem, alguns dos quais com outros recursos que nós não temos. O actual governo de coligação saído de eleições legislativas antecipadas, cujos partidos foram escolhidos maioritariamente por um eleitorado apostado em castigar o anterior, sem reflectir que seriam eles próprios vítimas dessa sua opção, proporcionaram a sua ascensão ao poder. As medidas estão à vista. Vão favorecer as empresas e penalizar aqueles cujos rendimentos são exclusivamente do seu trabalho. E medidas como as que vão ser implementadas nomeadamente a descida da Taxa Social Única, compensada pela subida do IVA dos bens de primeira necessidade, como sendo o gás e a electricidade, de 6% para 23% é bem prova disso. Estas opções governamentais são absolutamente inadmissíveis e intoleráveis pois o investimento por parte dos empresários não se vai registar e muito menos a medida estimulará o crescimento do emprego. Julgo que nos assiste o direito a nós que não fomos os patrocinadores deste governo de impor aqueles que o foram para actuarem de forma a pararem com esta enorme sobrecarga de encargos que nos vão ser impostos, sem que nós tenhamos disso qualquer culpa.

2 comentários:

a vida em toda a dimensão disse...

Eu concordo com o seu texto, todavia
os portugueses estão sempre à espera
de um milagre(aí Fátima...)ou que
os outros lhes digam o que fazer.
Agora será a greve Nacional(se a UGT
não roer a corda) mas já está tudo
decidido.O PS com a abstenção garante
o orçamento com maioria alargada
e vamos lá, pode ganhar que o governo
cede num dos subsídios(Natal)mas
quando chegarmos a meio do ano o
governo diz que não se vai atingir
o défice e lá repõem outra vez que
não se vai ter o subsídio.
Um abraço

jardinsdeLaura disse...

Embora concorde não estou a ver uma saída fácil, pelo menos não enquanto não se responsabilizar os verdadeiros culpados (sim porque trata-se de um crime) e não se tiver a coragem de tomar as medidas necessárias que regulamentem e fiscalizem aqueles que tanto se divertem a brincar ao monopólio no mundo virtual jogando com a vida de milhares de pessoas e conseguindo lucros fabulosos sem nada produzirem nem para nada contribuirem!!! Que tal aplicar uma taxa a esses negócios feitos sem qualquer esforço no tempo de alguns cliques?! Porque hesitam tanto os governantes desta Europa a fazê-lo?! O Sarkozi por exemplo revelou-se recentemente (prevendo as eleições que se aproximavam e claro a sua recandidatura) adepto desse tipo de medida... bem escolhida a altura não acham?! É que ainda por cima são de um oportunismo que chega a doer!
E eu ia por aí fora... isto só para dizer que não vai ser fácil e que como sempre vai doer aos que menos contribuiram para a crise que a todos afecta!!