domingo, janeiro 25, 2009

Os gulosos da industria de panificação sem qualquer justificação aumentaram no início do ano o preço do pão

Os produtores de cereais foram os primeiros a reagir ao então anúncio do preço do pão porque tal não se justificava, tendo em vista que os preços dos cereais tinham baixado significativamente além os preços dos combustíveis estarem também eles em queda. Mas a contestação dos produtores de cereais não demoveu os gulosos da industria de panificação que embora não tivessem qualquer justificação aumentaram o pão a partir do início deste ano. Vêem agora os mesmos reclamar da concorrência dizem eles, desleal dos hipermercados que estão a vender o pão a metade do preço que eles praticam. Ora se os hipermercados o estão a fazer é porque podem pois ninguém minimamente lúcido acredita que as grandes superfícies estejam a vender o pão com prejuízo visto que haverá pessoas de fracos recursos que lá irão exclusicamente comprar só o pão não efectuando outras compras eventualmente compensatórias de margem mínima praticada pelas grandes superfícies na venda do pão. De resto isto acontece também e já há algum tempo com a venda de combustíveis em que as grandes superfícies que detêm postos de abastecimento os vendem muitos mais barato que as restantes distribuidoras.

2 comentários:

Milu - miluzinha.com disse...

Hoje no seu Congeminações olhei para a barra lateral e fiquei a saber deste novo blog! Vim logo "cuscar"! :D Pois acerca do aumento do pão é realmente um escândalo, de tal modo que, em alguns locais onde costumo abastecer-me, garantiram-me categoricamente que não vão alterar preço do pão! Quer isto dizer que já consideram ter lucro suficiente!

Anónimo disse...

Sinceramente nunca percebi os aumentos no inicio do ano. O que é que acontecerá de tão especial às 00:01h de 1 de Janeiro de cada ano que provoque aumentos?! Porque não aumentar no dia 30 ou 31 de Dezembro?! Será uma conspiração mundial que leva aos aumentos de TODAS as matérias primas após as 12 badaladas? E este aumento está cronometrado com os fusos horários do mundo inteiro?
Se isto não é ridículo não sei o que é.