domingo, janeiro 18, 2009

Realizado primeiro transplante conjunto de pulmões e coração no Japão

da Efe, em Tóquio

Um homem de 30 anos recebeu neste sábado com sucesso o primeiro transplante conjunto de pulmões e coração realizado no Japão, informa hoje a agência local Kyodo.

A operação, que se prolongou durante cinco horas, aconteceu no hospital da Universidade de Osaka (centro do Japão) e terminou por volta da meia-noite de sábado.

Horas antes, o coração e os pulmões da doadora foram extraídos depois de certificada sua morte cerebral, assim como seu fígado, rins e pâncreas, que foram transplantados em outros pacientes.

O professor da Universidade de Osaka, Yoshiki Sawa, afirmou depois desta operação cirúrgica pioneira no Japão que o coração e os órgãos respiratórios do receptor estão em situação estável.

O receptor dos órgãos foi um paciente que sofre da síndrome de Eisenmenger, um defeito cardíaco que afeta o fluxo de sangue do coração aos pulmões.

Um transplante conjunto desses órgãos vitais é pouco frequente, embora seja realizado há duas décadas nos Estados Unidos, e só pode ser feito no caso dos tecidos de ambos os pacientes serem compatíveis.

No Japão, há outros três doentes pendentes de serem submetidos a essa intervenção.

da Folha Online

Tenho feito este tipo de apelo aos meus familiares. Se porventura me acontecer algo semelhante ao aqui narrado ou seja tenha morte cerebral gostaria que a minha família doa-se os meus órgãos ao doentes deles carenciados. Gostaria de partir com a certeza de ter contribuído para a melhoria da condição de vida dum qualquer doente que estivesse necessitado dum órgão são e eu lhe pudesse valer

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul

Assim deve ser. Contribuirmos sempre para que alguém viva.
Excelente a forma como a ciência evolui e dá novas oportunidades a quem, em circunstâncias normais, já as não teria.



Abraço