domingo, fevereiro 22, 2009

Se a banca e o restante mercado financeiro não fossem tão gulosos a vida das pessoas estaria melhor e mais facilitada

Toda a gente sabe mas infelizmente o poder ainda não percebeu que o que está a estrangular as empresas e colocá-las em dificuldades económicas, tal como todas as pessoas que duma forma geral recorrem ao crédito bancário são os elevados juros praticadas pela banca e todo o mercado financeiro. Basta atentar nos spreads praticados nos empréstimos bancários que chegam quase a atingir os 30% para perceber que, ninguém que esteja a passar por uma os mais dificuldades económicas, consegue de forma alguma sair dela com a elevada taxa de juros praticados pela banca.
Estou por isso de acordo com Francisco Louçã quando afirma que a solução é efectivamente injectar dinheiro na Caixa Geral de Depósitos e pô-la a socorrer as pessoas praticando um juro baixo de forma a ao invés de aumentar as dificuldades a quem as já está a enfrentar, poder sair delas. Parece-me que 4% de juros ao ano seria uma taxa absolutamente suportável por quem está com dificuldades económicas para tentar superá-las. Obviamente que nunca será com taxas a rondar os 30% que alguém mesmo sem estar com dificuldades económicas conseguem fugir a elas. E se o governo implementasse esta medida não tenho dúvidas nenhumas que a banca privada seria obrigada a seguir-lhe os passos porquanto perderia para o Banco do Estado um grande número de clientes.

2 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Os Bancos são gananciosos, e a verdade é que têm toda a protecção estatal para o continuarem a ser.
Abraço.

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Como continuo sem conseguir comentar no Congeminações (não sei o que se passa!!!), deixo-te um abraço aqui, e o desejo de uma boa semana.