domingo, abril 26, 2009

Gripe suína: OMS alerta para «potencial pandémico» de vírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o «pontencial pandémico» do «novo vírus» da gripe suína, que já provocou a morte a pelo menos duas dezenas de pessoas no México, embora o número possa ser mais alto.
Este é um dos títulos do Diário Digital.
Comentário
Volta meia volta somos confrontados com notícias deste tipo que lançam o pânico nas pessoas e leva a que muitas delas se privem de consumir o respectivo produto. Aconteceu com o gripe das aves que se chegou a anunciar uma pandemania que felizmente não aconteceu, mas muito antes já haviamos sido confrontados com a notícia de crise das vacas loucas que efectivamente fez algumas vítimas mas, com as medidas que foram tomadas esse surto parece ter sido debelado. Estamos agora perante a gripe dos suínos que segundo a OMS é bastante grave para os humanos causando-lhes a morte. Escusado será dizer que a partir de agora a carne bovina vai disparar no preço porque vai aumentar o seu consumo dado que muita gente por força do surto das vacas loucas que havia optado por passar a incluir na sua dieta alimentar carne de porco, vai deixar de a consumir facto que irá representar um enorme prejuízo para os respectivos criadores uma vez que o seu consumo irá reduzir-se significativamente. Acredito que este surto de gripe suína seja uma legítima preocupação das entidades ligadas à saúde face ao risco de epidimia, mas a forma como se alerta as populações de molde a causar o pânico é que me parece exagerada.

3 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul

Uma coisa é prevenir e, para isso, tem que haver esclarecimento. Ora o que se procura muitas vezes é difundir preocupações e medos que nada resolvem porquanto o essencial não é transmitido. Por exemplo em relação à gripe suína quantas pessoas saberão que a mesma não se contrai através do consumo da carne de porco mas sim através do contacto dos humanos com um suíno infectado? E quantas pessoas saberão que essa gripe se transmite entre os humanos?

Abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul

Nós continuamos pouco informados sobre o que se está a passar em relação à gripe suína.
Na BBC há informação de suma importância que todos devem consultar. http://www.bbc.co.uk/portuguese/

abraço

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Eu não acredito nos exageros que a comunicação social faz deste tipo de situações, e muito menos acredito que se trate de uma pandemia em larga escala. Daqui a duas ou três semanas, já toda a gente esqueceu esta situação, e já não se vai ouvir falar mais nela.
Abraço.