sábado, abril 18, 2009

Os jornalistas conotados com o PSD pretendem confundir-nos com as suas opiniões acerca da medida aprovada para o combate ao enriquecimento ilícito

O que não é de estranhar tal posição tendo em vista que muitos deles trabalham para patrões que enriqueceram de forma que ninguém sabe nem imagina. O curioso é que toda esta gente que, por força do caso Freeport vem reclamando medidas de combate à corrupção e ao enriquecimento ilícito vêm agora opôr-se com veemência a uma medida recentemente aprovada que visa do ponto de vista fiscal, dado que judicial dificilmente no quadro de justiça que possuímos conseguimos sair desta impunidade vigente, penalizar quem enriqueça ilícitamente, não podendo nem tendo meios para provar donde lhe proveio o muito dinheiro que receberam. Aliás mesmo a nível judicial não consigo entender como não tem sido possível penalizar vários políticos envolvidos em suspeitas de corrupção sabendo de antemão que os mesmos possuem à sua disposição montantes elevados os quais eles não são capazes de os justificar. Ora se perante um facto tão óbvio um juiz tem dificuldade em condenar um corrupto, porque é disso que se trata alguém possuir meios de riqueza obtidos através do exercício de cargos publicos cujos vencimentos não lhes poderiam garantir tais verbas, julgo que mais fácil será ao fisco ir-lhes buscar 60% do valor que obtiveram ilicitamente. Isto obviamente que não tem nada de inconstitucional, mas passa apenas duma tentativa de desmotivação de quem queira continuar a ilicitamente enriquecer sem que nada lhe aconteça.

3 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Apesar da sua falta de eficácia, pode pelo menos ser que esta medida sirva para os desencorajar... mas só um pouquinho...
Abraço.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul

Há que combater o enriquecimento ilícito e ponto final. Porém amigo será que com esta medida isso acontece? Tenho as minhas dúvidas.

Abraço

contradicoes disse...

Cara Lídia tem que se começar por algum lado continuar tudo como está é que não desmotiva os corruptos. A medida claro que não é suficiente longe disso, mas penso que é desmotivadora, assim a ponham em pratica.
Um abraço