domingo, janeiro 03, 2010

Farto-me de rir cada vez que oiço ou leio um título duma notícia em que se perspectivam esperanças de cura duma ou doutra determinada doença

Sou por natureza um incrédulo nato do avanço da ciência em matéria de combate a determinado tipo de doenças, para as quais a comunidade científica não tem encontrado não nos próximo tempos encontrará solução para as mesmas. Lendo hoje o jornal soltei uma gargalhada quando a dada altura deparei com o título na página da ciência "Novo tratamento de Alzheimer e Parkinson", traduz uma nova esperança para a sua solução. Nada de mais falso este tipo de expectativas criadas cada vez que algum cientista a título individual em inserido em grupo julga ter descoberto algo que possa significar o fim deste flagelo. E julgo que tenho razões para ser céptico em acreditar neste tipo de notícias. Como sabemos todos a esquizofrenia é um problema de saúde mental conhecido há várias décadas e nenhum de nós conhece nenhum doente afectado por esta doença que alguma vez tenha experimentado a cura a pesar de serem os respectivos portadores sujeitos a tratamentos continuados. Eu conheço um doente há vários anos que tem sido acompanhado regularmente pelos serviços de psiquiatria do SNS e não lhe conheço qualquer tipo de melhoras. Ou seja quando apanha e injecção, face aos seus efeitos fica quase inactivo praticamente não reagindo a nada, com a passagem dos dias e do respectivo efeito do tratamento vai ficando impulsivo, intolerável, insuportável, porque fica super-activo.
Também conheço por razões profissionais vários doentes de alzheimer e parkinson, cujas doenças apesar de estarem medicados estão a progredir a olhos vistos, com a sua consequente degradação resultante das mesmas. Daí não acreditar até porque havendo como conhecemos outras doenças do foro psiquiátrico em que alguns doentes foram submetidos a intervenções cirúrgicas e não experimentaram melhoras, porque havemos de acreditar que os laboratórios ou a investigações a que continuamente dão relevo chegam a encontrar a solução para estes graves problemas de saúde.

5 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Nem sempre é fácil, ou celere a cura de determinadas doenças, mas a verdade é que temos assistido ao longo dos tempos a progresso significativos em relação a muitas patologias. Há que manter a esperança, e a busca incansável por novas soluções para todas as doenças da humanidade.
Abraço.

contradicoes disse...

O problema meu caro Art está exactamente na obtenção celere da cura de determinadas doenças através da industria farmacológica. Eu acredito que os problemas de saúde cuja resolução passe por uma intervenção ou várias cirúrgicas através das quais se possa irradicar o mal tudo bem fica o problema solucionado, mas curar através de farmácos, não conheço ninguém que o tenha conseguido, quanto muito minimizar o mal, agora irradica-lo não conheço ninguém.

A OUTRA disse...

Há doenças para as quais, penso que apesar da esperança, a cura deve ser muito difícil de encontrar, no entanto, tendo em vista as últimas descobertas, talvez um dia seja possível a humanidade viver com melhor qualidade de vida.
Não podemos desesperar... nem cantar vitória!
No entanto acredito na cirurgia.
Que o Novo Ano traga novas descobertas.
Bom Ano

Unknown disse...

Amigo Raul,
E' uma pena o tempo que se perde em pesquisar curas para determinadas enfermidades que possuem suas "curas" maiormente dentro de cada um de nos, a depender de como levamos a nossa vida, do que comemos, ou nao, de diversos fatores que vao alem de uma duzia de novos medicamentos e isso ou aquilo.
Lamentavelmente os maiores financiadores destas pesquisas sao mesmo, as grandes empresas produtoras de novas drogas medicinais todos os dias e que necessitam vender seus produtos e tudo o mais!
Eu ainda acredito que a cura para a maioria das doencas esta na mudanca de nosso estilo de vida. Eu tive uma experiencia pessoal muito boa e muito importante em minha saude e dou gracas a Vida haver encontrado uma "ajuda" onde menos esperava, de forma inacreditavel e desacreditada por muitos!
Vamos ter esperancas que um dia o mundo vai mudar, para melhor... e nos, com ele!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

vieira calado disse...

E a mim também me dá vontade rir ouvir os dirigentes deste país dizer que a economia está a sair da crise

quando o que eu vejo, por todo o lado

são lojas e lojas a fechar...

e gente a ficar de mãos a abanar...

Um abraço