domingo, maio 02, 2010

As campanhas de descrédito promovidas pela Comunicação Social mais cedo ou mais tarde, produzem efeitos

É certo que o maior fabricante de automóveis mundial a japonesa Toyota, cometeu vários erros na sua produção e isso tem tido como consequência a campanha na comunicação social que contribuiu para destronar esta empresa do 1º. lugar do podium como a mais valiosa do mundo, tendo sido ultrapassada pela marca alemã BMW. Só quem não lê as revistas da especialidade é que não dá conta das sucessivas chamadas à revisão por diversas marcas de automóveis nos quais são detectadas deficiências que é necessário corrigir. Alguns até são modelos muito recentes lançados no mercado e que trazem defeitos de fabrico. É certo que nada disso é revelado na comunicação social talvez porque o número de unidades de veículos afectados com defeitos de fabrico,não seja tão elevado como aquele que atingiu a Toyota. De resto a próprio marca BMW, está longe de ser uma referência em termos de elevada qualidade e fiabilidade de construção, afirmação que posso produzir com conhecimento de causa porque fui proprietário dum automóvel dessa marca adquirido novo. Não tenho a mínima dúvida de que as dificuldades porque está a passar o fabricante de automóveis Toyota, vai ser superada, até porque todos quantos são ou já foram proprietários de veículos desta marca sabem que efectivamente possuem elevada qualidade de fabrico e fiabilidade, dificilmente ultrapassável por qualquer outra marca europeia, o que fará com que nos próximos anos a Toyota volte ao lugar que lhe pertence.

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl.
Aqui está mais um exemplo do poderio abismal que a comunicação social tem sobre as massas. Chega a ser assustador.
Abraço.