domingo, novembro 16, 2008

Menos 93 mortos estradas portuguesas até agora que em 2007

Este é um dos títulos do "Diário Digital", no qual o Ministro da Administração Interna manifesta o seu entusiasmo por esta diminuição do número de mortes na estrada, erradamente convicto de que tal se deve embora não o tenha referido às medidas repressivas do actual executivo impostas pelo Novo Código da Estrada que agravou significativamente as coimas aplicadas aos transgressores e ainda a chamada caça à multa desenvolvida pelas brigadas de trânsito da GNR e da PSP.
Mas o senhor Ministro Rui Pereira esqueceu-se dum pormenor muito importante na base do qual está esta aparente diminuição de mortes na estrada. O tráfego automóvel diminui significativamente os portugueses saem muito menos quer em fins de semana quer nos períodos de feriados com pontes e obviamente atendendo à perda do poder de compra de muitas famílias as deslocações à terrinha fazem-se menos vezes, para além do aumento brutal dos combustíveis que se vinha registando desde que o barril do petróleo começou a subir, sendo estas as principais razões porque a sinistralidade rodoviária decresceu e em consequência disso se verificou o registou de menos mortos no estrada.

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Raul,
Um dos grandes males das estatisticas são o facto de poderem sempre ter mais do que uma leitura. Cada um as lê na perspectiva que mais lhe convém.
Abraço.