domingo, maio 03, 2009

Pesquisadores colocam em xeque a origem do vírus da atual gripe suína

A variação do vírus influenza H1N1, responsável pela gripe suína que já infectou pessoas em nove países de quatro continentes, é resultado de uma combinação de duas cepas comuns que atacam porcos --a informação é de três cientistas de equipes de pesquisa independentes. Até agora, a informação era de que o causador da doença era um híbrido de vírus de gripe humana, de aves e de suínos

"Nós chamamos isso de recombinação de dois vírus suínos já existentes", afirmou Andrew Rambaut, geneticista da Universidade de Edimburgo (Escócia), à revista "Wired".

Para chegar a essa conclusão, o cientista analisou sequências genéticas de amostras do vírus retiradas de duas crianças infectadas na Califórnia (EUA). As amostras foram colhidas pelo CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos) e estão disponíveis em um banco de dados internacional sobre genes de vírus que causam gripe.

Segundo a revista, os pesquisadores Eddie Holmes, da Universidade da Pensilvânia (EUA) e Steven Salzberg, da Universidade de Maryland (EUA), chegaram a conclusões semelhantes sobre o assunto.
De acordo com os pesquisadores, a atual doença é resultado da combinação entre os vírus americano e eurasiático de gripe dos porcos --não há registro de infecção em humanos por esses tipos. A hipótese dos pesquisadores é que um ou mais porcos foram infectados ao mesmo tempo por esses vírus, o que resultou em uma nova combinação.

Ontem, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, deu uma outra explicação para o surgimento do vírus. Ele afirmou que a gripe se originou de uma mistura de diferentes vírus, de origem suína, aviária e humana. "Foi possível reconstituir a origem dessas diferentes famílias de vírus: a cepa aviária é de origem americana. Das duas cepas suínas, uma seria americana e a outra asiática, enquanto que a cepa humana é americana", afirmou Vallat



da Folha Online

Comentário

Foi mais fácil lançar primeiro o pânico para empurrar as pessoas para as farmácias a comprarem o Tamiflu, as conclusões pelos vistos vêem depois.

3 comentários:

jardinsdeLaura disse...

Tb achei um pouco exagerada a forma como este problema foi abordado, mas acabo por achar tb que talvez seja melhor excesso de zelo que falta dele! Quanto aos interesses económicos em jogo... eles estão sempre presentes, infelizmente!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul

Pois o que é preciso é manter a serenidade. Eu não corro para as farmácias nem me assusto com estes pânicos programados.
Relativamente à gripe o importante é saber como se apanha e como se propaga e quais os cuidados a ter. O resto é para a comunicação social encher os telejornais.
Desconhecia os dados que aqui apresentas. Mais um esclarecimento importante para se perceber a doença.

Abraço

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Estamos em presença de mais uma gripe como a das aves... E o TAMIFLU a facturar!!!
Abraço.