sábado, janeiro 23, 2010

A acreditarmos no que dizem os jornais os apoiantes de Cavaco Silva estar convencidos de que se a esquerda avançar com Manuel Alegre a sua reeleição

Estará assegurada. Do meu ponto de vista este raciocínio está absolutamente errado e passo a explicar as razões. Como é sabido Manuel Alegre nas eleições presidenciais anteriores ficou em 2º. lugar na votação, tendo inclusivamente ganho por uma larga margem a Mário Soares o candidato erradamente escolhido pelo PS. Esquecem-se os apoiantes de Cavaco Silva que tal como nas eleições autárquicas quem define a vitória do partido é candidato que encabeça a lista para presidente da autarquia, nas presidenciais acontece exactamente a mesma coisa. E Alegre só não derrotou Cavaco Silva por culpa exclusiva dos partidos de esquerda que não se entendendo face ao candidato avançou cada um deles com um candidato próprio, causando a dispersão de votos. Ora se os que afirmam se Alegre for candidato apoiado pela esquerda vai ser novamente derrotado por Cavaco Silva é pouco inteligente ou tem fraca capacidade de raciocínio. É um facto de que existem militantes e simpatizantes do PS que não perdoam a Manuel Alegre as situações embaraçosas que criou a José Sócrates no governo anterior. Mas é preciso ter em linha de conta que Manuel Alegre ao abandonar o Parlamento não querendo voltar a ser novamente deputado o que aliás não lhe seria difícil conseguir, foi exactamente com o objectivo de não voltar a criar embaraços ao PS e ao seu secretário-geral para voltar novamente e com o apoio do seu partido à corrida presidencial. Se o PCP que julgo por algumas das suas posições também revelar alguma falta de inteligência e estratégia, insistir em apoiar um candidato próprio irá obviamente contribuir para reduzir a margem de votos com os quais Manuel Alegre ganhará a Cavaco Silva, mas não tenhamos ilusões. Se Cavaco Silva como tudo leva a crer volte a recandidatar-se, ninguém quer militantes quer simpatizantes dos partidos de esquerda votará noutro candidato que não seja em Manuel Alegre para este derrotar o candidato da direita. Os descontentes com Manuel Alegre e até acredito haja bastantes, não votarão em Alegre mas também não acredito que votem em Cavaco Silva. Concluindo. Acho pelo exposto um perfeito disparate a afirmação de que se Manuel Alegre for o candidato apoiado pela esquerda Cavaco Silva terá à vitória assegurada.

2 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Ainda estamos muito distantes das eleições para se começar a adivinhar quem será o vencedor, até porque estou convencido que ainda vai acontecer muita coisa relevante até lá.
Abraço.

Ana Paula Fitas disse...

Vou fazer link :)
Obrigado.
Abraço.