domingo, fevereiro 21, 2010

Saiba como limpar e organizar o seu computador

AMANDA DEMETRIO
da Folha de S.Paulo

Eliminar arquivos que não estão sendo usados é um dos passos da faxina em seu PC. Para fazer a limpeza, um programa indicado pelos especialistas consultados pela Folha foi o TuneUp Utilities (bit.ly/tuneupdownload).

"Ele tem várias ferramentas para limpar o registro do Windows, desfragmentar discos, melhora a velocidade da abertura do sistema, deletar arquivos permanentemente e é bem fácil de ser usado", explica Stéphane Ruscher, editor de software do site francês Clubic.com.

Reprodução
Tela do programa TuneUp Utilities tem várias ferramentas para  limpar o registro do Windows e desfragmentar disco; manuseio é fácil
Programa TuneUp Utilities tem várias ferramentas para limpar o registro do Windows e desfragmentar disco; manuseio é fácil

Segundo Ruscher, o programa inclui assistentes que ajudam o usuário a fazer a limpeza e dão conselhos para aumentar a velocidade do micro. Também é possível desfazer algumas ações, se o resultado bom. O programa custa US$ 49,95.

Quem não quiser gastar poderá optar pelo gratuito Glary Utilities (www.glaryutilities.com), semelhante ao TuneUp. Ele corrige erros, desinstala softwares que você não precisa mais e controla programas que abrem junto com o Windows.

O CCleaner (www.ccleaner.com) é outro gratuito, porém é mais focado em remover arquivos que não estão sendo usados e os rastros de sua navegação na internet.

Já o Revo Uninstaller (www.revouninstaller.com) remove programas do Windows e se certifica de que todos os traços do software tenham sido deletados. Veja mais programas de manutenção do Windows em bit.ly/manutencaowindows.

Também é recomendado fazer a desfragmentação do disco rígido, já que os dados são lidos e gravados em pequenas partes na sua máquina. Essas partes ficam "espalhadas" pelo disco, o que pode comprometer o rendimento. Um programa para isso é o Smart Defrag (bit.ly/smartdefragdownload). Máquinas da Apple têm especificações diferentes em relação a esse processo.

Nos computadores Mac, a limpeza pode ser feita por meio do OnyX (bit.ly/onyxdownload). Para a desinstalação de softwares, é indicado o App Cleaner (bit.ly/appcleanerdownload). "O App Cleaner também deleta as "sujeiras" que uma desinstalação convencional pode deixar", diz Ruscher.

No Windows 7, Paulo Couto, do Fórum PCs, diz preferir o Disk Cleanup, nativo dessa versão do sistema. Couto também recomenda as ferramentas desenvolvidas por Marcos Velasco (www.velasco.com.br).

Para organização de arquivos, Adam Pash, editor do Lifehacker, indica o Belvedere (bit.ly/belvederedownload). Ele monitora arquivos novos e os arquiva segundo as configurações do usuário.

da Folha Online

Comentário

Por me parecer de enorme importância esta informação resolvi reproduzi-la para conhecimento de quem me visita


1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Eu recorro a várias destas ferramentas com alguma regularidade, porque como tudo, também o computador precisa de uma manutenção cuidada.
Abraço.