sexta-feira, março 07, 2008

A crispação na área da educação

Depois da revolução
sempre tal se observou
no ensino a transformação
que a docência contestou

Muitas tentativas houveram
que resultaram infrutíferas
aos Ministros que quiseram
modificar situações criticas

Sempre com a oposição
das suas forças sindicais
com o objectivo na progressão
para ganharem muito mais

Nas diversas legislaturas
desde o 25 de Abril
as televisões nas coberturas
em mais uma manifestação hostil

Desde os programas de ensino
às colocações de professores
foi sempre um desatino
causado por estes senhores

Nada pois os satisfaz
numa tentativa de reforma
o modelo que lhes apraz
é ensinar de qualquer forma

Importante é progredirem
na carreira que escolheram
não aceitam que lhes retirem
a ascensão desta maneira

Pelo sistema automático
tendo em vista apenas os anos
porque assim é democrático
assim se contemplam paisanos

Em mais nenhum sector se vê
desta forma progredirem
eu não conheço nem você
mais ninguém assim subirem

Na manifestação de amanhã
podem participar muitos docentes
mas a tentativa será vã
Por razões mais que evidentes

Era só o que faltava
voltar então a repetir-se
algo que mais ninguém calava
se a Ministra se demiti-se

A estrutura sindical
vai ser enfraquecida
neste combate ministerial
donde sairá vencida

5 comentários:

Carlos Alberto disse...

Câmara de Beja oferece viagens a Lisboa
No próximo Sábado a Câmara Municipal de Beja disponibiliza o seu autocarro, a título gratuito, para quem queira deslocar-se a Lisboa.


http://www.pracadarepublicaembeja.net/a-minha-cidade/camara-de-beja-oferece-viagens-a-lisboa/

Quantos mais irão à custa do erário público?

Algum dia saberemos quanto nos custam estas manifestações?

Pedro disse...

Das duas, uma: ou o caro Raúl não tem nenhum neto na escola pública e não sabe da realidade acerca do actual estado de coisas nas nossas escolas (facilitismo atroz para os alunos, indisciplina generalizada, desprezo dos pais pela escola) ou então tem uma visão muito sectária desta questão.
Convém que o Raúl saiba que muitos dos docentes que se manifestam nada tê, que ver com sindicatos e que apenas protestam pela forma como este Ministério tenta impôr medidas que apenas visam forçar o sucesso educativo e poupar no orçamento da Educação.
Quanto ao resto, para quando alguém que saiba o que é, de facto, dar aulas aos adolescentes dos dias de hoje, à frente do Ministério da Educação?

PintoRibeiro disse...

Só crispação?
Abraço K'mrd.

Leonor disse...

a arte de contestar artisticamente.
esta bom sim senhor
beijinhos

contradicoes disse...

Meu caro Pedro embora não tenha nenhum neto na escola por serem ainda bebés não estou assim tão fora da realidade do ensino porquanto tenho familiares e amigos a ele ligado. Reina efectivamente alguma indisciplina nos estabelecimentos de ensino, mas só por si esta não é a principal razão do elevado insucesso escolar dos alunos. E muito sinceramente não percebo esse tal facilitismo porquanto se tal existisse não haveria um tal elevado número de alunos que acabam por desistir de estudar. Relativamente ao Orçamento convém lembrar-se que embora o número de alunos tenha decrescido a todos os níveis de ensino inclusivamente ao nível do universitário, os custos mantêm-se
nos mesmos valores o que não me parece compreensível. Até porque como sabe nenhum dos docentes efectivos das escolas que fecharam deixou por isso de receber o seu ordenado. O meu caro amigo ache que o nosso País tem condições económicas para manter em funcionamento escolas a funcionarem com 2, 3, 4 cinco alunos como antes acontecia?
Não acredito que em consciência possa concordar com tal coisa. Mas voltando à indisciplina reinante nas escolas, julgo ser perigoso generalizar. Lembro-lhe que eu conheço algumas escolas na zona da área da minha residência e que funcionam sem esse flagelo, o qual motiva de alguma forma o desempenho dos docentes e aqui sou obrigado a concordar com a razão da sua motivação o que não acontecerá a outros que leccionam em escolas com alunos indisciplinados. Mas isso meu caro Pedro a culpa não é do Ministério da Educação é dos pais desses alunos que por falta eles próprios de educação não sabem educar os seus filhos e permitem-se até pedir satisfações aos professores quando os repreendem por mau comportamento. Para terminar insisto não me parece que seja necessária uma coragem especial por parte dum professor para nos dias de hoje dar aulas aos adolescentes.