domingo, abril 13, 2008

Windows está em colapso, dizem analistas

Dois analistas do instituto Gartner classificaram como "insustentável" e em vias de um "colapso" a situação do Windows, sistema operacional da Microsoft. Segundo Michael Silver e Neil MacDonald, a Microsoft não tem correspondido às necessidades do mercado, apresenta uma imagem ruim em razão do legado de duas décadas de código fechado e enfrenta séria concorrência em várias frentes.

De acordo com o site da revista especializada ComputerWorld, os especialistas apresentaram como um dos fatores críticos do Windows o fato de a base de códigos do programa crescer de maneira muito rápida, tornando praticamente impossível o lançamento ágil de novas versões, com mudanças significativas.

Os analistas apresentaram o caso do Windows Vista como exemplo disso: depois de cinco anos de desenvolvimento do produto, sem muito sucesso, a Microsoft teve de voltar atrás e utilizar o código do Windows Server 2003, mais estável, como alicerce do sistema operacional.

"Essa é grande parte da explicação para o fato de o Windows Vista ser apresentado principalmente por um apanhado de melhorias", afirmaram os analistas, durante palestra em Las Vegas.

"A maioria dos usuários não entende quais são os benefícios do Windows Vista ou não o vêem como algo melhor o suficiente que o Windows XP para justificar o custo e sofrimento da migração", disseram eles.

"Virtualização"

Segundo a publicação, os usuários querem atualmente um Windows que rode em equipamentos menos robustos, de baixo custo, necessidade não correspondida pelo sistema operacional. Para os analistas, talvez já nos próximos três anos a Microsoft deva enfrentar uma competição dura com aplicativos on-line e aparelhos menores, especializados.

"O Windows como nós o conhecemos atualmente deve ser substituído", disseram os analistas na apresentação.

Para resolver o problema, Silver e MacDonald sugerem que a empresa torne mais fácil o processo de atualização para novas versões do Windows, repense o processo de licenciamento do programa e torne o sistema, de fato, modular, com capacidade de crescer ou diminuir conforme a necessidade do usuário.

da Folha Online

Será mesmo verdade ou não passa apenas duma opinião dos autores.


4 comentários:

Condor disse...

http://nacionalistas.wordpress.com/2008/04/14/uma-breve-reflexao/

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul
Acredito que a windows tenha que se adaptar a realidades mais contingentes que não estiveram na génese do sistema.

Abraço

PintoRibeiro disse...

Boa semana e um abraço.

augustoM disse...

Sem opionião formada, quando do assunto não se sabe nada.
Um abraço. Augusto