sábado, junho 06, 2009

Aeronáutica confirma resgate de corpos de passageiros do Airbus

O coronel Jorge Amaral, subchefe de comunicação da FAB (Força Aérea Brasileira), confirmou neste sábado (6) que foram localizados destroços e resgatados corpos de passageiros do Airbus-330 da Air France, que desapareceu domingo após decolar do Rio com destino a Paris.

Marco Túlio Moreno, parente de uma das vítimas, informou à GloboNews que foram resgatados dois corpos, do sexo masculino, além de uma valise de couro e uma mochila da marca Taurus.

Três peritos e um papiloscopista (responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal integram a partir de hoje a força-tarefa em Pernambuco que investiga o acidente.

Reportagem publicada hoje pela Folha informa que uma mensagem automática enviada pelo Airbus, que caiu no mar domingo, mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou.

A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas.

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu sobre o oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

Jobim afirmou na terça-feira que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Segundo ele, as buscas devem se concentrar sobre a caixa-preta, que pode estar situada em uma "profundidade que varia entre 2.000 e 3.000 metros" no oceano Atlântico. "A caixa-preta não boia. Teremos que fazer a busca. Estando em grande profundidade, haverá grande dificuldade para encontrá-la", disse.

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.

da Folha Online

Comentário

A Air France vai pois ter de assumir a responsabilidade deste acidente atendendo a que não observaram devidamente nas regras de manutenção o aconselhamento do fabricante da aeronave. Sim porque a companhia de seguros se ficar provado que a causa foi a deficiente manutenção do avião irá declinar a responsabilidade do acidente que tanta gente vitimou.


1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Este foi um acidente brutalmente trágico. Espero e desejo que seja possível recuperar o maior número de corpos, para consolo dos familiares.
Abraço.