sexta-feira, junho 19, 2009

Microsoft vai lançar antivírus gratuito na próxima semana

A Microsoft planeja lançar a versão beta de seu antivírus gratuito na próxima terça-feira (23). Denominado Microsoft Security Essentials, o aplicativo é formulado com o intuito de encontrar e eliminar softwares maliciosos que roubam senhas e outras informações pessoais, ou que colocam os computadores em "hubs virtuais" para distribuição de spam.

O programa oferecerá proteção a uma série de softwares maliciosos, incluindo vírus, spywares, trojans e rootkits. Se o scanner detectar um arquivo suspeito que ainda não esteja registrado como um malware, o programa alertará os pesquisadores da Microsoft, a fim de que ele seja investigado.

Eugene Hoshiko -15,mai.09/AP
Microsoft vai lançar um antivírus gratuito no começo da semana que vem
Microsoft vai lançar um antivírus gratuito e competitivo no começo da semana que vem

Uma vez instalado, o programa fará atualizações automaticamente, segundo informa a Microsoft. O Security Essencials não ocupa muito espaço, salvo em casos nos quais um software perigoso é detectado.

O software competirá com programas pagos da McAfee e da Symantec e com pacotes de segurança gratuitos. Analistas da indústria preveem que o serviço terá ferramentas e qualidade semelhantes a dos produtos pagos.

"É uma boa notícia para os consumidores. É uma má notícia para os competidores", disse o analista Roger Kay, da Endpoint Technologies Associates.

As companhias de segurança minimizaram o lançamento da Microsoft. Executivos da Symantec e da McAfee classificaram o software como uma opção paliativa para proteção.

O diferencial dos produtos pagos é o de que eles oferecem outras características como encriptação, firewall, back-up de dados e controle dos pais, enquanto a Microsoft oferecerá apenas o exterminador de softwares maliciosos.

Depois do lançamento, a Microsoft disse que planeja encerrar as vendas do seu Windows Live OneCare em novembro. O software custa US$ 50.

da Folha Online

Comentário


Quando a concorrência é feroz há que encontrar estratégias para evitar perder clientes os desmotivá-los é nem mais nem menos isto que vai tentar fazer a Microsoft. Claro está que tal como acontece com os vírus criados pelos grandes laboratórios das empresas que se dedicam à produção de vacinas e outros medicamentos de combate aos surtos epidemiológicos também os produtores de vírus informáticos vão cada vez mais criando novos para venderem o produto do seu negócio. E claro nós a termos de sustentar isto tudo.

1 comentário:

Unknown disse...

Como tem razão!!

(Pobres de nós, que nos temos que contentar com quem compreeende o mal que por aí anda.)