sábado, fevereiro 03, 2007

Rival da Microsoft, Mozilla quer "incendiar" a China com seu Firefox

da Folha Online

"Minha meta principal é que as pessoas saibam que existe escolha --que entrar na Internet não acontece apenas clicando no 'e' azul." A afirmação é de John Lilly, vice-presidente de operações da Mozilla, empresa que produz o browser de código aberto Firefox.

A mais popular alternativa ao Internet Explorer, da Microsoft, está abrindo um escritório na China para "botar fogo" na disputa pelo segundo maior mercado de web do mundo.

Sediada na Califórnia, a empresa já está presente na China por meio de uma fundação sem fins lucrativos que apoia projectos de software de fonte aberta, mas o escritório de Pequim será sua primeira presença corporativa real.

O software de fonte aberta pode ser copiado e modificado livremente pelos usuários, e as empresas que o desenvolvem ganham dinheiro vendendo recursos especiais de programação e assistência técnica, em um modelo diferente do software fechado, como o sistema operacional Microsoft Windows.

A Mozilla tem cem funcionários em todo o mundo, mas dispõe de uma comunidade de voluntários muito mais ampla que testa, altera e distribui software de fonte aberta, como ocorre com o Linux.

O objectivo da Mozilla é educar uma comunidade orgânica de software aberto na China, que adaptará a tecnologia para atender ao gosto local, criando um "Mozilla com características chinesas", disse Lilly.

Não restam dúvidas a quem como eu utiliza este recurso para navegar na net que é francamente mais funcional do que aquele que faz parte dum programa comprado

2 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

É até muito mais compatível com o blogger que a porcaria do Explorer.

Poesia Portuguesa disse...

Finalmente, consigo comentar aqui!

Foi preciso entrar no sistema BETA!!

Voltarei, agora que sei que já comento...

Um abraço ;)