da Associated Press, em Estocolmo
Ela é uma usuária tardia da rede mundial de computadores, mas Sigbritt Lothberg, de 75 anos, está navegando na internet em uma velocidade impressionante. Acredita-se que sua conexão residencial de fibra ótica de 40 GB por segundo seja a mais rápida do mundo.
Em menos de dois segundos, Sigbritt consegue baixar um filme completo em seu computador caseiro --milhares de vezes mais rápido do que a maioria das conexões residenciais, disse Hafsteinn Jonsson, coordenador da unidade de rede da cidade.
Jonsson e o filho de Sigbritt, Peter, trabalharam juntos para instalar a conexão.
A velocidade é atingida usando uma nova técnica de modulação que permite o envio de dados entre duas rotas localizadas a mais de 1.500 km de distância, sem nenhum transmissor entre elas, diz Jonsson.
"Queríamos mostrar que não há limitações para a velocidade da internet", comenta.
Peter Lothberg, um especialista em conexões, disse que queria demonstrar a nova tecnologia enquanto providenciava uma conexão para sua mãe.
"Ela é uma usuária novata de internet", disse Peter pelo telefone da Califórnia, onde vive. "Ela nem tinha um computador antes."
A mãe de Peter não está exatamente aproveitando ao máximo sua conexão de alta velocidade. Ela apenas usa a internet para ler jornais online.
da Folha Online
Nós por cá temos a mais lenta, mas muito mais cara, para não fugir à regra no capítulo da exploração que desde há um tempo a esta parte se instalou neste País, com a conivência dos governantes.
1 comentário:
Raul,
A nossa rede continua lenta, devido ao choque tecnologico do nosso País.
Quem sabe um dia não conseguiremos "navegar" a mais alta velocidade. Só espero não ter de chegar aos 75 anos para isso acontecer.
Abraço.
Enviar um comentário