domingo, dezembro 02, 2007

Colégios eleitorais russos fecham; Putin lidera parciais

da Efe, em Moscou

Os colégios eleitorais na Rússia fecharam na tarde deste domingo, após um pleito legislativo marcado por uma elevada participação, informou a CEC (Comissão Eleitoral Central).

A última região a fechar os colégios às 20h local (16h de Brasília) foi Kaliningrado --enclave russo no Báltico situado entre Polônia, Lituânia e Belarus.

O partido de Vladimir Putin, Rússia Unida, por enquanto vence as legislativas russas com 62,3% dos votos, segundo os resultados oficiais parciais, com 12% dos votos apurados, publicados pela CEC.

Em segundo está o Partido Comunista (PC), com 11,5%, segundo os resultados preliminares, e com 11,5% a 11,8% de acordo com as pesquisas não-oficiais.

No total quatro partidos superaram os 7% necessários para entrar na Duma (câmara baixa do Parlamento): Rússia Unida, PC, os ultranacionalistas pró-Kremlin (LDPR), de Vladimir Jirinovski, e o partido de esquerda pró-Kremlin Rússia Justa, segundo os dados disponíveis.

Segundo o órgão eleitoral, a três horas do fechamento dos colégios a participação tinha sido de 59% e se esperava que superasse os 60%, contra 55,75% registados em 2003 nas anteriores eleições para a Duma (Câmara dos Deputados).

O Ministério russo do Interior informou que a jornada transcorreu com normalidade, sem graves incidentes nem infrações à lei, segundo a agência "Interfax".

De acordo com uma emenda à lei eleitoral introduzida recentemente, as eleições para a Duma de Estado serão válidas independentemente do nível de participação.

da Folha Online

Vladimir Putin acomodou-se na cadeira do poder e tudo leva a crer que não tem intenção nenhuma de a deixar tão cedo. Há muito quem critique o Hugo Chávez porque está a realizar manobras no sentido de se manter no poder por tempo indeterminado. Mas uma coisa é certa não me parece que a popularidade de Chávez seja comparável há de Putin que como sabemos usa a mesma filosofia de Salazar, "quem não é por ele é contra ele", por isso vai tentando eliminar os seus opositores.

Sem comentários: