quinta-feira, setembro 14, 2006

UE apresenta carro que faz quase 3 mil km com um litro de álcool




A Comissão Européia (o órgão executivo da União Européia) apresentou nesta quinta-feira, em Bruxelas, um protótipo de automóvel capaz de percorrer 2.885 quilômetros com apenas um litro de etanol, a uma velocidade média limitada a 30 km/h.


Desenvolvido por um grupo de estudantes franceses, o Microjoule é o vencedor da "Eco-Marathon", um concurso europeu que, em maio passado, premiou os veículos que percorreram as maiores distâncias com menos combustível. Esta foi sua primeira exibição ao público.

"Desde a primeira 'Eco-Marathon', em 1985, a distância percorrida pelos competidores com um litro de combustível foi quintuplicada. Dos 680 km de então, agora é possível completar a distância entre Paris e Pequim com menos de quatro litros", explicou François Gebrut, um dos professores responsáveis pelo Microjoule.

Segundo Gebrut, o desempenho do protótipo se deve a inovações aplicadas a quatro áreas: peso, aerodinâmica, área de atrito e tecnologia do motor.

Apenas um passageiro

Feito em fibra de carbono - um dos materiais com a melhor relação entre peso e resistência - o veículo pesa 30 kg e tem a forma de uma cápsula de três metros de comprimento, 72 cm de largura e 50 cm de altura.

O Microjoule tem apenas o espaço exato para um condutor, que deve deixar os sapatos do lado de fora e se acomodar meio deitado, com os braços alinhados às pernas.

A área de atrito foi reduzida ao máximo com a utilização de rolamentos e de rodas especiais, também feitas em carbono. Os estudantes utilizaram um motor de alto rendimento de quatro tempos, com 30 cm3 de cilindrada.

O único inconveniente é a curta vida útil do motor, que funciona como o de um carro de Fórmula 1: pode funcionar apenas durante pouco mais de uma jornada. Para aumentar sua durabilidade seria necessário aumentar também seu peso, o que reduziria ainda mais a velocidade do veículo.

O veículo foi apresentado com o objetivo de "ilustrar a importância da contribuição que os transportes podem dar ao plano (de ação sobre eficiência energética , que a UE divulgará na próxima semana)", explicou o comissário europeu de Energia, Andris Piebalgs.

Entretanto, o professor Gebrut afirma que a tecnologia aplicada no Microjoule não pode ser aplicada a carros comuns. "Seria muito caro e muito frágil para os automóveis do dia-a-dia", explicou.

da BBC Brasil

Resumindo e concluindo. Esta foi uma experiência que, não sendo possível aplicá-la na pratica num automóvel comum, não serve para nada.

1 comentário:

Macillum disse...

Se não houvesse tanta hipocrisia "eles" investiam na fabricação em série dos vários protótipos de automóveis movidos a água... porém, dada a situação civilizacional contemporânea, o financeiro que quiser investir em algum assim, é capaz de "acordar" morto.
Dê uma olhada nestes exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=6Rb_rDkwGnU

http://www.youtube.com/watch?v=GFIlXaABU54

http://www.youtube.com/watch?v=UVhXrvCCILw

Se colocar no motor de busca "water car" vai encontrar imensos exemplos...