quarta-feira, julho 18, 2007

Veneno de marimbondo tem analgésico mais forte que morfina

FABRÍCIO FREIRE GOMES
da Folha Ribeirão

Uma substância extraída do veneno do marimbondo-estrela (Polybia occidentalis) pode se tornar um analgésico mais potente do que a morfina. A descoberta saiu do trabalho de biólogos da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto que testaram em ratos o composto produzido pelo insecto.

Um estudo descrevendo o efeito da substância isolada pelos cientistas já saiu na edição de Junho do periódico "British Journal of Pharmacology" (www.nature.com/bjp). Baptizada com a sigla T6Bk, a substância é um peptídeo (fragmento de proteína). Seu poder analgésico nos testes foi duas vezes maior que o da morfina.

"A substância [T6Bk] já era conhecida, mas identificamos a intervenção positiva no sistema nervoso central", disse Wagner Ferreira dos Santos, professor do Departamento de Biologia da USP de Ribeirão e orientador de Márcia Mortari, que pesquisou a substância em sua tese de doutorado. "É um resultado extremamente promissor no controle da dor."

Para comprovar a eficiência do T6Bk, Mortari fez testes para medir quanto calor os ratos suportavam quando estavam sob efeito da substância. A uma temperatura de 55 C na cauda, o tempo esperado para o animal suportar a dor sem a droga era de até 3,5 segundos. Com a aplicação do T6Bk e da morfina, os animais aguentavam até 30 segundos. A diferença é que a dose do peptídeo do insecto foi menos que a metade da quantidade usada de morfina.

Antes de a substância ser testada em humanos, porém, é preciso saber se seus efeitos colaterais não são piores que o da morfina, que causa dependência. "O próximo passo é estudar como a substância actua no sistema nervoso", diz Santos. "É trabalho para cinco, dez anos."

da Folha Online

Quem havia de dizer.
E eu que várias vezes em África levei imensas ferroadas de
marimbondos quer dos vermelhos quer dos pretos, sinceramente estava longe de pensar que estas continham uma substância analgesica mais forte que a morfina. Os cientistas descobrem cada coisa?

3 comentários:

Bernardo Kolbl disse...

Este tem mesmo interesse.
Bom dia e um abraço.

Anónimo disse...

Carissimo Contradições, por fim, boas noticias... ele há dias em que preciso de me obliterar do mundo e então essa nova morfina deve vir mesmo a jeito! Ufffffffff...

contradicoes disse...

Cara me hate, só lhe digo que esta nova morfina injectada através do ferrão do marimbondo é extremamente dolorosa além de provocar inchaço, pelo que não aconselho a ninguém.