quarta-feira, dezembro 19, 2007

Alguns municípios deste país são autênticas cópias das máfias italianas

Sobretudo os departamentos ligados à urbanização das câmaras municipais, possuem no seu seio uma verdadeira máfia de extorsão de dinheiro aos munícipes e recebimento de comissões dos empreiteiros de obras públicas e construção civil. Infelizmente são várias as autarquias que se debatem com este flagelo o qual ninguém consegue travar na medida em que quando detectadas as respectivas irregularidades, estas não chegam a passar dos meros processos de inquérito os quais não conseguem reunir matéria de prova para incriminar os seus autores. Isto porque no universo da corrupção o corrupto negoceia directamente com o corruptor e este por saber que a Lei também o pode incriminar evita fazer constar a concessão obtida junto do corrupto e dificilmente se consegue elemento forte de prova. Já em anteriores abordagens referi que não seria difícil a qualquer investigador, sempre que existem suspeitas sobre determinado autarca ou funcionário afecto à autarquia, apurar o seu património ou de sua família para se aquilatar da possibilidade de possuir um elevado património através dum vencimento ainda que possa ser razoável chegar a um conjunto de bens por vezes atinge muitas dezenas ou até centenas de milhares de euros.
Como é que se pode justificar o injustificável. Não seria esse um elemento extraordinário de prova para demonstrar que determinado autarca ao funcionário dum departamento de urbanização que na posse dum património no valor de milhares de euros, não teria a mínima possibilidade de detê-lo através do rendimento proveniente do seu trabalho.
E não me venham dizer que isto seria devassar a vida privada do investigado e por conseguinte um atentado à democracia, porque quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem. De contrário nunca conseguimos acabar com a crescente corrupção que como se sabe grassa nalgumas autarquias do país.

2 comentários:

Santos R. Queiroz disse...

Infelizmente, já não é novidade. A corrupção alastra, dado o regime ser fraco e potencialmente desordeiro.

Quanto à exploração dos patrimónios desses senhores, que descobertas não se fariam...

Cumprimentos.

Bernardo Kolbl disse...

Só alguns?...
Abraço.