sexta-feira, agosto 15, 2008

Dieta na infância influencia desenvolvimento escolar, diz estudo

da Efe, em Londres

Uma dieta inadequada nos primeiros anos da infância pode afectar o posterior desenvolvimento escolar das crianças, segundo indica um estudo publicado hoje no Reino Unido.

A pesquisa, realizada por especialistas das universidades inglesas de Londres e Bristol, assinala que as crianças que aos 3 anos consumiram muita comida de baixa qualidade nutricional --como alimentos muito processados ou com alto conteúdo de sal e açúcar-- progrediam menos no colégio.

Os especialistas descobriram que, em comparação com outras crianças, as que se alimentaram mal tinham 10% menos probabilidades de alcançar os níveis de desenvolvimento esperados entre os seis e os dez anos.

Também comprovaram que o regime alimentar em anos posteriores não tinha tanta influência sobre o desempenho na escola.

O trabalho apresentado hoje se baseou nos dados fornecidos por um estudo da Universidade de Bristol, que acompanha o desenvolvimento de 14 mil crianças desde seu nascimento, em 1991 e 1992.

Para chegar a suas conclusões, os pesquisadores levaram em conta outros factores que podem afectar o desenvolvimento escolar infantil, como baixa renda dos pais e más condições familiares.

da Folha Online

Comentário

Não me parece que esta conclusão corresponda a uma novidade porquanto já há muito se sabia disto e os próprios pediatras sempre alertaram os pais para a necessidade duma alimentação adequada nos primeiros anos de vida duma criança, o que nem sempre tem sido possível por parte daqueles que têm mais dificuldades económicas, de poderem alimentar convenientemente os seus filhos de tenra idade.

Sem comentários: