quarta-feira, dezembro 03, 2008

Banca e agora o sector automóvel o Governo além dos investimentos nas grandes Obras Públicas ainda consegue injectar milhões nestes sectores

Já o tinha afirmado noutra abordagem sobre este tema e volto a repeti-lo. A razão invocada pelos governantes de que foi necessário proteger o dinheiro dos depositantes dos Bancos em dificuldades para mim tal argumento não colhe porquanto as pessoas escolheram por sua própria conta e risco os diversos bancos privados não foram obrigados por ninguém. Logo o dinheiro dos contribuintes não tinha que servir de garantia duma actividade que foi sempre largamente lucrativa e que os lucros cujos dividendos foram distribuidos pelos accionistas não beneficiaram nenhum contribuinte nem tão pouco os salários principescos e outras mordomias usufruídas pelos membros dos conselhos de administração desses bancos que se dizem em dificuldades trouxeram qualquer benefício para o erário público. E este mesmo raciocínio aplica-se agora ao sector da industria automóvel que como se sabe nunca ninguém para além daqueles que estão envolvidos no negócio beneficiaram do que quer que fosse, mas o governo resolveu também agora ajudar este sector com 900 milhões de euros, como se efectivamente dispusesse de reservas financeiras que lhe permitam socorrer estas actividades que quando lucrativas, arrecadaram lucros avultados, mas agora que a crise económica Mundial se instalou, querem ajudas do Estado. Julgo que estamos perante uma imoralidade pese embora este Governo esteja no fundo a imitar o mesmo tipo de procedimentos que governos doutros países adoptaram.

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
O que me faz confusão é que até aqui nos vendiam a ideia que não havia dinheiro para nada, e como que num passo de mágica, de repente não falta dinheiro para apoiar tudo e todos... No minimo muito estranho!!! Um verdadeiro enigma!!!
Abraço.