sábado, dezembro 27, 2008

Qual mau tempo. Pergunte-se aos que vivem da terra se a chuva para eles representa mau tempo

Todos nós temos o hábito de afirmar que a queda de chuva traduz mau tempo. Julgo que nada de mais errado envolve esta afirmação. Como é sabido nós depende-mos entre outros factores da energia eléctrica para viver-mos condignamente e esta é-nos fornecida essencialmente através de aproveitamentos hidro-eléctricos, vulgarmente conhecidos por barragens. É essencial que as albufeiras mantenham permanentemente um caudal de água com bons níveis para a produção da energia eléctrica. Por outro lado a agricultura e a agro-pecuária dependem essencialmente da pluviosidade para que sejam asseguradas as respectivas produções agricolas e os pastos sejam também assegurados de forma a possibilitarem alimentação das várias espécies de gado. A queda de chuva permite a lavagem de pavimentos conspurcados com excrementos dos animais ajudando também a despoluir os rios, riachos, ribeiras etc. através da remoção de resíduos ali depositados.
A chuva é pois um garante da nossa qualidade de vida e por essa razão não podemos nem devemos considerar que a sua queda signifique mau tempo.

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Tudo isso é verdade. Agora o que falta é convencer os citadinos disso, é que a grande maioria deles não estão sensibilizados para isso.
Abraço.