quarta-feira, dezembro 31, 2008

Internet será poderosa ferramenta de governo de Obama, diz estudo

Depois de alavancar sua campanha lançando mão de vários recursos participativos da internet para conquistar eleitores, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, poderá usá-los novamente para facilitar seu futuro governo.


Site da campanha de Obama arrecadou mais de US$ 500 mi e tem 2 milhões de perfis
Site da campanha de Obama arrecadou mais de US$ 500 mi e tem 2 milhões de perfis

É o que aponta um estudo lançado nesta terça-feira pelo instituto de pesquisas Pew Research Center for People and the Press.

A pesquisa indica que Obama poderá aproveitar a enorme rede social que criou em seu site de campanha para pressionar os parlamentares americanos em favor de suas medidas.

A lista de e-mails de Obama, por exemplo, tem 13 milhões de pessoas inscritas. Durante a campanha, eles arrecadaram US$ 500 milhões para o candidato democrata e criaram 2 milhões de perfis no site MyBarackObama.com.

Essa enorme comunidade poderia ser mobilizada durante a votação de um projeto de lei, por exemplo.

Com e-mails ou telefonemas, essas usuários poderiam pressionar os deputados e senadores e pedir apoio ou rejeição de propostas para outras pessoas, de forma semelhante ao que fizeram na véspera da eleição para ganhar votos para Obama.

Reprodução
No site da transição, usuários podem perguntar sobre a nova equipe de governo
No site da transição, usuários podem perguntar sobre a nova equipe de governo

A pesquisa mostra que 59% de todos os que votaram em Obama participaram de alguma forma da campanha online, enviando e-mails, lendo blogs de política ou pesquisando sobre os candidatos.

Diz também que 62% dos eleitores de Obama afirmaram que irão pedir a outras pessoas que apóiem as políticas do novo presidente.

Desde a eleição, 27% dos votantes conectados de Obama visitaram o site da nova equipe de governo de Obama, o change.gov, para discutir a transição. Até mesmo 10% daqueles que votaram no candidato republicano John McCain visitaram o site.

A pesquisa ouviu 2.254 adultos sobre o uso de internet e política e foi realizada entre 20 de novembro e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os 1.591 usuários de internet entrevistados, a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Com Associated Press

Comentário

Vai ser porreiro porque assim vamos ter todos oportunidade de lhe fornecer umas dicas para ele brilhar como presidente dos EUA.

Sem comentários: