domingo, setembro 03, 2006

Sêmen pode acelerar tumor na região do útero, diz estudo

da Efe, em Londres

As relações sexuais sem preservativo podem acelerar o avanço do câncer de colo de útero e do câncer de útero, dada a alta concentração no sêmen de uma substância chamada prostaglandina, segundo uma pesquisa publicada nesta semana no Reino Unido.

Uma equipe de cientistas do Conselho Britânico de Pesquisas Médicas dirigida por Henry Jabbour descobriu que esses dois tumores crescem diante da presença dessa substância.

As prostaglandinas estão em todos os tecidos dos mamíferos e em todos os líquidos biológicos. Também encontram-se presentes em todas as células do organismo, excepto nos glóbulos vermelhos.

Elas fazem parte ainda dos órgãos reprodutores femininos, mas sua presença é até mil vezes mais concentrada no sêmen, revela o estudo publicado no periódico "Journal of Endocrinology".

No estudo realizado, os pesquisadores examinaram os efeitos das prostaglandinas no crescimento do tecido canceroso.

"Comprovamos que os níveis dos receptores --moléculas da superfície ou do citoplasma de uma célula sensíveis ao estímulo de outras moléculas específicas-- para a prostaglandina eram elevados nesses tumores. Esse elevado nível de receptores conduz ao crescimento do câncer", explicou Jabbour.

"Inclusive, mesmo bloqueando a síntese (produção) de prostaglandinas nos órgãos reprodutores, isto poderia não ter efeito sobre a evolução do tumor caso a mulher tenha uma vida sexual activa", acrescentou.

Por conta disso, ficou concluído que é a "prostaglandina" presente no sêmen que causa o crescimento do tumor.

da Folha Online

Será que estes cientistas não estarão a tentar contribuir para lançar o pânico no seio dos casais que façam com que as mulheres exijam dos seus maridos o uso
permanentemente do preservativo nas suas relações sexuais.

1 comentário:

augustoM disse...

Ou estarão a combater o aumento da população? A Terra está a ficar pequena para alguns.
Um abraço. Augusto