quarta-feira, setembro 13, 2006

Uso de anti-inflamatório aumenta riscos cardíacos em 40%




Um levantamento de dezenas de estudos demonstrou que o diclofenaco --princípio ativo dos tradicionais remédios Voltaren e Cataflan-- pode aumentar em 40% os riscos de ataque cardíaco e morte súbita. O diclofenaco também é vendido como genérico no Brasil.

Reprodução

Voltaren tem como princípio ativo o diclofenaco, que aumenta os riscos de um ataque cardíaco
A informação alarmante foi divulgada nesta terça-feira pela a edição on-line da revista "Nature". Os riscos cardiovasculares da droga são tão graves quanto os apresentados pelo antiinflamatório Vioxx, retirado do mercado há cerca de dois anos.

A revisão sobre as pesquisas anteriores, publicada no Journal of the American Medical Association, analisou 23 estudos que envolveram 1,6 milhão de pacientes.

O diclofenaco é uma das substâncias mais receitadas do mundo.

Especialistas entrevistados pela "Nature" informaram que um medicamento equivalente ao diclofenaco que não eleva riscos cardíacos seria o naproxeno.

Em nota, a Novartis, fabricante do Voltaren e Cataflam afirmou que o tipo de estudo realizado "não é aceito pelos órgãos reguladores como evidência clínica para suporte de registro de produto". A nota afirma ainda que outros estudos científicos não indicam qualquer aumento de risco cardiovascular relacionado ao uso do diclofenaco.

A Novartis afirma ainda que o estudo não levou em consideração dados favoráveis ao remédio e que considera o resultado do estudo questionável. A empresa não pretende retirar os medicamentos de circulação.

da Folha Online

Sempre o referi e pouca gente tem dúvidas que os fármacos além de contribuirem muito pouco para a cura das enfermidades, normalmente causam efeitos secundários que prejudicam a saúde daqueles que já não a têm e as conclusões como esta e outras que vão divulgando são bem a prova disso.

1 comentário:

Macillum disse...

Os medicamentos e os alimentos contém venenos extremamente nocivos ao ser humano: não é por se consumir um produto com Asulfame K, ou Aspartamo, que vamos apanhar cancro... porém, passamos ano após ano a consumir estes venenos que encontramos por toda a industria alimentar.
Há algum tempo atrás fez-se um estudo interessante que começou com a ministra da saúde inglesa: contar quantos químicos estranhos à constituição do corpo humano é que existia nos corpos das pessoas estudadas. Na ministra foram encontrados mais de 100! Em certos casos passou os duzentos.
É uma chacina legal: o povo suicída-se e nem sabe disso!