terça-feira, maio 22, 2007

Mas será que podemos continuar a acreditar na fiabilidade das consideradas boas marcas fabricadas na China?

Começo a não acreditar na qualidade dos produtos de marca produzidos na China. Há pouco mais de 3 anos adquiri na Worten um equipamento de som para o meu PC, da marca Trust, made em China que se avariou recentemente. É bem verdade que o seu custo talvez não justificasse maior duração. E lá fui no sábado novamente ao mesmo local para adquirir o mesmo tipo de equipamento mas agora da marca Creative. Casualmente encontrei um modelo que me agradou e só depois reparei encontrar-se o mesmo em promoção. Peguei numa embalagem selada dirige-me a uma das caixas disponíveis e paguei sem antes receber a factura como prova de compra e para efeitos de garantia.
Chegado a casa vai de montar o equipamento e após a sua instalação testá-lo. Um som sem dúvida espectacular, mas a coluna que possui o potenciómetro de ligação não funciona, fiquei logo chateado e com vontade de ir imediatamente trocá-lo. Mas pensei pode ser que de repente comece a funcionar mas tal não aconteceu. E como se isso não bastasse hoje pura e simplesmente deixou de funcionar parecendo-me tratar-se dum problema do transformador. Desmontei tudo e enfiei no saco onde transportei a embalagem que entretanto já tinha ido para o lixo e amanhã vai-me ser perguntado por ela. Curiosamente e não será coincidência este equipamento foi fabricado no China, pelo que já tenho motivos para questionar se efectivamente podemos acreditar na qualidade dos produtos ainda que de marca reputada, são ali fabricados. Julgo que não e se continuar a verificar-se este tipo de acontecimentos não só as reputadas marcas deixam de o ser como os próprios agentes e distribuidores destes produtos ficarão comprometidos com a obrigatoriedade da troca constante dos mesmos tendo em vista a garantia assegurada do produto.

3 comentários:

PintoRibeiro disse...

Da china?????
Estás bem?
Abraço.

Barão da Tróia II disse...

Com o tempo até acho que a qualidade vá melhorar, por enquanto a coisa ainda não totalmente de confiança. Boa semana.

Quintanilha disse...

Eu também acredito. Aqui há uns tempos atrás comprei no El Corte Chinês um carregador para o telemóvel e qual não é o meu espanto ao verificar que o magano só carregava se eu estivesse a agarrá-lo!