segunda-feira, maio 21, 2007

Modas conceitos e opiniões

Hoje, aliás, este tema já foi mais do que uma vez discutido à hora do almoço e pareceu-me interessante abordá-lo também aqui. A discussão começou com os conceitos da moda, o que é ser-se moderno e andar na moda e o uso ou não de sapatos ténis, que hoje em dia calçam a maioria das pessoas de vários países. Pessoalmente nunca fui adepto de sapatos ténis, aliás nem sequer no meu conceito considero que ténis sejam sapatos que se possam e devam usar no dia a dia. Nunca usei e sou crítico quando sobretudo vejo um homem trajado de fato e calçado com esse tipo de sapatos. E não me venham com a afirmação de que hoje uns ténis ditos bons custam mais do que uns sapatos decentes porque isso para mim é musica pimba. De resto se permanecermos junto de jovens que tenham calçados uns ténis ainda que sejam de marca estes exalam um cheiro desagradável provocado pela transpiração sobretudo se usados no verão pois sendo um dos seus componentes entre outros a borracha esta provoca um aquecimento anormal dos pés se porventura tivessem calçados sapatos fabricados exclusivamente de sola de couro e pele., tal não aconteceria. É-me indiferente o facto de figuras públicas e gente dita do jet-set usarem também com alguma frequência sapatos ténis, porque isso apenas denota irem atrás dos ditames da moda e de toda a sua propaganda transformando-se nuns consumidores desse tipo de artigo. A minha resposta é sempre a mesma. Ninguém em circunstância alguma numa festa de cerimónia calça uns sapatos ténis para nela participar. Usam sim sapatos de pele com sola de couro para completarem a sua "toilet" no caso dos homens vestidos de fato bem talhado por uma boa alfaiataria e das mulheres vestidas com os mais variados modelos alguns criados por um qualquer estilista. Por isso e por mais argumentos que me apresentem de que os sapatos ténis são uma alternativa ao sapato português ou italiano fabricado em pele e com sola de couro, a minha resposta é sempre a mesma, porquê que quando vocês vão por exemplo a um casamento, não calçam uns ténis de marca desses que custam mais duma centena de euros e são fabricados em países onde existe uma vergonhosa exploração de mão-de-obra. A resposta obviamente nunca me satisfaz.

4 comentários:

ALeite disse...

Quanto a tenis estou-me nas tintas. Moda ou não, vao qd tem que ser. Agora não admito o dumping social das tão badaladas economias emergentes. Um abraço.

PintoRibeiro disse...

Sou indiferente a modas que não a um certo bom gosto.
Pertinente o comentário acima.
Abraço.

Isabel Magalhães disse...

Caro Raul;

" sapatos decentes " (sorriso)

há sapatos de couro tão pouco decentes... cambados, desengraxados... com ar de não terem bom cheiro, e até a não condizer com o fato e a cerimónia em questão. :)

também há a peúga branca - o chamado 'pé de gesso' - 'gaffe'... sacrilégio. :)

pessoalmente não ponho ténis para um jantar mais formal ou uma festa mas não tenho relutância às mudanças - tanta coisa mudou no conceito vestuário desde os anos 60 - e se a roupa está mais prática, mais confortável, então porque não também o calçado desde que adequado á função e à ocasião?

(São apenas umas pequenas considerações.) :)

Saudações digitais.

I.

oeiras local disse...

Caro Raul,

Conforme deixei escrito (são apenas umas pequenas considerações). As minhas.


Saudações.

I.