quinta-feira, dezembro 18, 2008

Porque será que o Governo mantem a TAP como empresa pública que continua a dar prejuízo e privatiza outras que dão lucro

Por mais que tente compreender as opções deste governo quando às suas opções em privatizar empresas públicas que dão lucro e manter outras que dão prejuízo, a única explicação que encontro é a de favorecimento de grupos económicos que depois de ficarem na posse dessas empresas públicas como foi o caso da EDP, fazerem o que muito bem entendem no sentido de aumentar substancialmente os seus lucros à custa da exploração dos consumidores. Como é sabido a TAP registou até ao momento um prejuízo de 170 milhões de euros e muito provavelmente até final do ano económico este valor aumentará significativamente. Estão anunciadas duas greves sectoriais de trabalhadores sendo uma do pessoal de manutenção das aeronaves e outra do pessoal de cabine.
Esta atitude representa uma irresponsabilidade destes dois sectores laborais da TAP, face ao registo significativo de prejuízo que como se sabe terá de ser também ele suportado pelo erário público. Não é compreensível a atitude deste governo em manter a TAP como uma empresa pública, mas porque muito provavelmente se esta fosse posta em concurso para ser privatizada, seria talvez natural que nenhum grupo económico se manifestasse interessado em adquiri-la porque como se sabe as empresas de transporte aéreo de passageiros estão duma maneira geral a passar por uma enorme crise económica, havendo muitas mais sólidas que a TAP que já faliram e foram compradas por outras companhias, dizia, o governo insiste em manter na sua posse este elefante branco absorvedor de dinheiros públicos, que não comove os seus colaboradores que se estão nas tintas para o facto da empresa continuar a registar prejuízos e eles reivindicarem melhorias salariais e também continuarem a viajar à borla para onde muito bem entende.

2 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Raúl,
Parece estar na moda o governo utilizar o dinheiro dos contribuintes para conseguir manter o elevado nivel de vida dos grandes grupos económicos. Quer sejam eles públicos ou privados.
Abraço.

Pedro disse...

A desorçamentação que este Governo realiza com as empresas públicas é de fazer corar qualquer economista... Os prejuízos dessas empresas equivalem a 10% do PIB, mas no PS ninguém diz nada sobre isso.