terça-feira, dezembro 12, 2006

Em despedida, Annan cobra 'visão' dos Estados Unidos


Kofi Annan recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2001
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan pediu para que os Estados Unidos mostrem um tipo diferente de liderança ao trabalhar com outras nações, em seu discurso de despedida do cargo, nesta segunda-feira, no Estado americano do Missouri.
"Hoje, mais do que nunca, os americanos, como o resto da humanidade, precisam de um sistema de funcionamento global no qual a população mundial encare desafios globais em conjunto", disse Annan em um discurso realizado na biblioteca do ex-presidente americano Harry Truman, na cidade de Independence.

"E para que ele funcione, o sistema exige uma liderança americana de visão, na tradição de Truman", acrescentou.

Jonathan Beale, correspondente da BBC em Independence, diz que o discurso de Annan foi encarado como uma repreensão ao governo de George W. Bush.

Beale afirma que a própria escolha do local do discurso foi simbólica. Truman é considerado um dos maiores defensores das Nações Unidas, enquanto Bush tem se mostrado um de seus críticos mais duros.

Ideais

"Todos nós compartilhamos a responsabilidade pela segurança uns dos outros", disse Annan.

Ele elogiou os Estados Unidos por estarem historicamente "na vanguarda do movimento de defesa dos direitos humanos mundial".

"Mas essa liderança só pode ser mantida se a América permanecer fiel aos seus princípios, incluindo nos esforços contra o terrorismo", disse.

"Quando (o governo americano) parece abandonar seus ideais e objetivos, seus amigos em outros países se tornam naturalmente perturbados e confusos", acrescentou.

Annan disse que a atual supremacia americana no mundo dá ao país "uma oportunidade sem preço" de fortalecer os princípios democráticos em um nível global.

Nascido em Gana, em 1938, Annan está no cargo de secretário-geral da ONU desde 1997. Em 2001, ele e a instituição receberam o prêmio Nobel da Paz.

Ele será substituído pelo sul-coreano Ban Ki-moon no dia 1º de janeiro.

da BBC Brasil

Este melro agora que está de saída é que resolve cantar. Mas é caso para afirmar que tarde piou

1 comentário:

augustoM disse...

Desejar que os EU assumam um papel de liderança, mais democrático, mais global, com mais visão, etc.
Eu pergunto. Liderar quem contra quem? Inevitavelmente teremos sempre dois campos de intersses, os nossos e os dos outros, ou os interesses não faziam sentido existirem. A própria ONU contrapõem a outros grupos de interesses.
Quanto ao Truman, a visão mais global dele foi o Plano Marshal.
Um abraço. Augusto