domingo, dezembro 03, 2006

Ex-ditador chileno Augusto Pinochet corre risco de morte



O ex-ditador chileno Augusto Pinochet, 91, corre risco de morte após ser internado às pressas neste domingo no Hospital Militar de Santiago, logo depois de sofrer um ataque cardíaco.

O porta-voz do hospital, Juan Ignacio Vergara, disse que o cateterismo realizado no ex-general foi "bem-sucedido" e que sua condição de saúde permanece "grave mas estável".

No entanto, fontes médicas afirmaram que Pinochet corre risco de morte, e que o ex-general recebeu extrema-unção [sacramento reservado a quem está perto de morrer].
Pinochet foi internado na madrugada deste domingo após sofrer um ataque cardíaco. O porta-voz do ex-ditador, Guillermo Garin, confirmou a internação a uma rádio local, mas não forneceu mais detalhes.

Reuters
O ex-ditador chileno, Augusto Pinochet, corre risco de morte
Pinochet passou os últimos anos morando em Santiago e enfrentando acusações de abusos aos direitos humanos e fraudes cometidos durante os 17 anos em que esteve no poder. Sob seu regime, mais de 3.000 pessoas foram mortas por sua polícia secreta.

Apesar das acusações, o ex-general não chegou a ir a julgamento, já que sua equipe de defesa sempre alegou que sua saúde é muito frágil para que ele enfrente o processo judicial.

Na semana passada, quando completou 91 anos, Pinochet divulgou um comunicado afirmando que assume a "responsabilidade política" pelos atos cometidos durante seu regime, mas que a única razão para suas medidas era "fazer do Chile um grande país e evitar a desintegração".

"Perto do final dos meus dias, quero manifestar que não guardo rancor de ninguém, que amo a minha pátria acima de tudo, que assumo a responsabilidade política de tudo que aconteceu", afirmou o ex-ditador em mensagem lida por sua mulher, Lucía Hiriart.

A nota foi lida diante de 60 partidários que foram cumprimentá-lo por seu aniversário em sua mansão, situada no bairro de La Dehesa, em Santiago.

Pinochet é processado por crimes de violações dos direitos humanos, fraude ao fisco e uso de passaportes falsos no chamado Caso Riggs -- aberto após a descoberta de contas secretas no exterior, nas quais ele acumulou fortuna de US$ 26 milhões, cuja origem não foi determinada.

O ex-ditador chegou a ser preso em diversas ocasiões em conexão com os crimes. Sua mais recente prisão ocorreu há apenas seis dias, devido ao assassinato de dois seguranças, ocorrido pouco depois do golpe de Estado de 1973, que o levou ao poder.

da Folha Online

Este facínora responsável pela eliminação de mais de três mil chilenos, durante o exercício da sua ditadura, nem a morte o consegue levar depressa para esquecimento dos familiares das vítimas que foram eliminadas sob as suas ordens.

3 comentários:

Maria disse...

Se outros dirigentes de outros países tiveram julgamentos em tribunais internacionais, por razões ditas idênticas, por que razão nunca este facínora foi julgado no tribunal de Haia? É para outro tipo de políticios?
O homem já devia ter morrido há 50 anos - não teria havido o 11 de Setembro de 1973 no Chile nem o resto que daí adveio.
Este homem é fascista e ditador até na hora da morte!

Era uma vez um Girassol disse...

Os facínoras resistem...
De que serão feitos?
Escumalha...
Abraço

augustoM disse...

Só quero acrescentar que é um fervoroso católico. Olha se não fosse?