sexta-feira, junho 08, 2007

Estabilizador de imagens de câmera digital melhora fotografias tremidas

da Folha de S.Paulo

O estabilizador de imagens é um recurso cada vez mais popular nas câmeras fotográficas digitais. A tecnologia, presente até mesmo em modelos amadores e baratos, permite amenizar o problema das fotos borradas, resultantes da tremida de mãos no momento do clique.

Mas saiba que as fabricantes de câmeras adoptam sistemas diferentes. Segundo Júlio Preuss, autor do livro "Fotografia Digital: da compra da câmera à impressão de fotos" (ed. Axcel Books), o mais recomendado é o estabilizador óptico (ou mecânico). Ele explica que, nesse tipo de tecnologia, o sensor ou uma peça do conjunto de lentes se desloca para compensar os movimentos.

A maioria das câmeras da linha de 2007 da Sony, uma das marcas mais desejadas pelos brasileiros, segundo o site BuscaPé, vem com estabilizador óptico. O recurso, chamado Steady Shot, permite o movimento do sensor CCD, na horizontal ou na vertical.

A Kodak também adota a tecnologia, mas apenas em uma câmera amadora, a V804. No caso das câmeras da Nikon e da Canon, o sistema estabilizador está localizado nas lentes.

Há fabricantes que trabalham com o estabilizador digital de imagens, que eleva o ISO para possibilitar uma velocidade mais alta, para congelar a imagem. O problema é que não é bom aumentar muito o ISO, afirma Preuss. "Se você aumentar a sensibilidade, aumentará o ruído também", diz. "Você ganha de um lado, mas perde de outro."

As marcas Fuji, HP e Pentax utilizam apenas tecnologia digital de estabilização de imagens. As fabricantes reconhecem que o aumento do ISO pode causar mais ruído nas imagens, mas justificam que, para o usuário amador, isso não faz muita diferença.

Sem milagres

A Folha testou três câmeras equipadas com estabilizador óptico de imagens. Foram seleccionadas câmeras amadoras da Canon (Powershot A570 IS), da Olympus (Stylus 760) e da Sony (DSC-T50), as marcas mais procuradas em maio pelos visitantes do site de pesquisa de preços BuscaPé.

O estabilizador óptico das três máquinas testadas produziu resultados significativos. Numa situação de foto tirada ao ar livre, com luz natural abundante, a tecnologia teve bons resultados até em alguns casos de tremores mais fortes.

No teste feito em ambiente interno, com pouca luz, a foto sem flash ficou bem melhor quando o estabilizador das cameras estava activado. Essa é uma óptima notícia, já que muitos preferem evitar o flash para conseguir um efeito mais natural na foto.

Mas é bom deixar claro que o estabilizador óptico de imagens não faz milagres. Ele dificilmente consegue compensar movimentos muito abruptos feitos com a máquina. Quando está muito escuro, a tecnologia nem sempre resolve o problema. E não adianta buscar solução quando é o objecto que se move --o estabilizador só funciona quando o movimento é na própria câmera.

da Folha Online

É importante termos conhecimento deste recurso para numa próxima substituição da máquina digital saber se a nova dispõe do mesmo pois acontece muitas vezes perderem-se fotos que nos interessam mas que ficaram tremidas

1 comentário:

PintoRibeiro disse...

Não percebi nada, ou quase, mas vou reler e tentar.
Bom fim de semana e um abraço K'mrd.