esclarecimento:
Para além de todas estas vantagens a nível ambiental, o GPL apresenta ainda outros benefícios:
· é melhor para o motor, pois possui poucos componentes nocivos;
· torna-se mais seguro em caso de acidente, uma vez que o reservatório de gás dificilmente explode;
· é mais silencioso;
· existem incentivos fiscais dos quais se destacam o retorno integral de IVA no caso dos transportes públicos;
· o custo do combustível é reduzido (devido à isenção de Imposto sobre Produtos Petrolíferos).
O uso de automóveis a GPL traz também alguns inconvenientes:
· este tipo de automóveis raramente vem de série (quando isso acontece, são modelos comerciais);
· não existe em todos os países: em Espanha, a utilização de GPL nos veículos ligeiros é proibida;
· o motor é um pouco menos potente;
· necessita de mais litros, cerca de 10% mais que a gasolina;
· nem todas as estações de serviço têm GPL (em Portugal existem cerca de 90 postos de abastecimento);
· o reservatório ocupa muito espaço na bagageira do veículo;
· é proibida a circulação de veículos movidos a GPL nalguns locais, como parques de estacionamento subterrâneos e alguns túneis, onde a fuga de gás é dificultada.
http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0069_recnaturais/ipa2.htm
havendo muitas mais fontes de esclarecimento sobre esta matéria. É sabido que o comércio automóvel está muito pouco interessado neste tipo de alternativa mais económica para o consumidor porque face às vantagens que proporciona, prejudica-lhes o negócio na medida em que se o motor com o GPL passa a andar mais limpo as avarias provocadas pelos combustíveis
tradicionais, são menos frequentes logo, evita o deslocação mais frequente às oficinas dos concessionários das marcas para reparar avarias. E como é sabido o negócio não é só a venda dos automóveis, mas sim e principalmente o custo das reparações das viaturas nas oficinas dos concessionários das marcas.
Vejamos agora o benefício em termos do imposto automóvel da opção do carburante GPL tomando por base um automóvel com 1.800 cm3 de cilindrada, novo a sair do stand:
O valor actual do IA do veiculo ligeiro com 1598 cms a gasolina é de 6.583,92 €
Se optar-mos pelo GPL o IA passa a ser de 3.366,96 €, ou seja quase metade do
valor, logo aqui um ganho significativo. Mas não só isso. Embora como é acima referido o consumo do GPL aumenta em relação à gasolina, porque se verifica uma perda de potência, atendendo ao facto deste carburante ser francamente mais barato do que a gasolina, resulta numa maior vantagem para o utilizador. E quanto mais potente ou seja maior cilindrada tiver o automóvel maior é a vantagem uma vez que a perda de potência não é tão significativamente notado pelo automobilista.
Em conclusão:
É chegada a altura de, quem efectivamente não estiver disposto a patrocinar a Estado maior receita de Imposto Automóvel, optar por mandar transformar o automóvel que pretenda adquirir, antes do mesmo sair do stand, embora tal não seja muito bem aceite pelo concessionário da marca que o vende. Para grandes males grandes remédios, sim porque não me venham lá com as soluções da bicicleta porque ninguém viaja pelo país neste tipo de veículo.
1 comentário:
Parece simples...
Enviar um comentário