quinta-feira, novembro 02, 2006

Um comercial que está sendo exibido no Estado americano da Califórnia traz o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton citando o programa

de etanol brasileiro como um exemplo de uso de combustível alternativo no qual o Estado deveria investir.
No anúncio, Clinton afirma: "Imagine se conseguíssemos deixar de ser dependentes do petróleo internacional. O Brasil conseguiu. Eles fizeram uma simples mudança em seus carros. Mudaram para etanol, fabricado no próprio país. E é 33% mais barato que a gasolina.''

O ex-líder americano conclui o anúncio afirmando: "Se o Brasil pode fazê-lo, a Califórnia também pode".

O comercial foi idealizado por defensores da Proposta 87, uma das resoluções que foram incluídas na cédula eleitoral no Estado e que propõe o financiamento de projetos alternativos de energia por meio da taxação do petróleo produzido na Califórnia.

No anúncio, Clinton diz ainda que a Proposta 87 poderá fazer com que a Califórnia seja uma pioneira no projeto americano de obter auto-suficiência em energia.

Votação

A proposta será votada no próximo dia sete de novembro, quando os eleitores californianos forem às urnas para escolher governador, senador e deputados.

Segundo relatos da imprensa americana, as campanhas contra e a favor da resolução já gastaram um total de US$ 100 milhões.

Além de Clinton, o grupo dos defensores do "sim" à proposta inclui o ex-vice-presidente Al Gore, que também serviu de garoto-propaganda em outro anúnico, bem como diversas celebridades como a atriz Julia Roberts, o presidente da Virgin, Richard Branson, e o fundador do Google, Larry Page.

O principal financiador do "sim" é o produtor hollywoodiano Steve Bing.

O grupo contrário à Proposta 87 é integrado por grandes companhias de petróleo, como Chevron e Exxon, e pelo atual governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. O governador, que tenta a reeleição, está à frente de seu rival, o candidato democrata Phil Angelides, nas mais recentes pesquisas de intenção de voto.

Propostas

Diferentes Estados americanos terão propostas distintas em suas cédulas eleitorais, que vão desde o aumento do salário mínimo até a adoção de medidas antitabagismo.

No Estado do Missouri - onde os democratas estão confiantes de que poderão conquistar uma das seis cadeiras que necessitam para assumir o controle do Senado -, será votada uma resolução defendendo pesquisas de células-tronco.

O ator Michael J. Fox, que é portador do Mal de Parkinson, tem sido visto em um anúncio da campanha da candidata democrata ao Senado, Claire McCaskill, que defende as pesquisas.

No anúncio, Fox é visto com o forte tremor que caracterizam a doença e faz críticas a Jim Talent, o rival republicano da candidata democrata.

Casamento gay

Um total de oito Estados americanos - Colorado, Idaho, Pensilvânia, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Tennessee, Virginia e Winsconsin - irão votar propostas que proíbem o casamento entre homossexuais.

Os republicanos esperam que o tema volte a atrair a sua base às urnas, como ocorreu na votação presidencial de 2004.

Um elevado comparecimento de eleitores conservadores beneficiaria os republicanos em Estados onde a disputa está apertada, como na Virginia e no Tennessee.

Neste último, tanto o postulante democrata ao cargo de senador, Harold Ford Jr., quanto seu opositor republicano são favoráveis à proibição do casamento entre gays.

da BBC Brasil

Também já abordei mais que uma vez esta questão do porquê que no nosso País não se opta por este tipo de solução alternativa aos produtos derivados do petróleo. Mas tal como nos EUA ao governo não interessa para já criar uma concorrência à GALP Energia que vai somando lucros enormes e o próprio Estado diminuir a receita proveniente do ISP o que moralmente já não lhe seria possível se o Etanol passasse a ser preferido pelos automobilistas portugueses. Vamos por isso continuar a ser vítimas deste jogo de interesses das multinacionais exploradoras dos produtos petrolíferos e dos distribuidores de combustíveis nacionais.

Sem comentários: