sexta-feira, dezembro 09, 2005

Sites de sexo lideram pedidos para domínio ".eu"
da France Presse

A União Européia anunciou nesta quarta-feira o sucesso do
lançamento do domínio ".eu", que recebeu cerca de 100 mil
pedidos de registo de nomes nas primeiras três horas. Os sites
sobre sexo e de hotéis lideram as preferências.

O processo para conseguir o registro começou pontualmente
às 10h GMT (08h de Brasília) e nos primeiros 15 minutos foram
recebidos cerca de 40 mil pedidos, a um ritmo de 40 por segundo,
de acordo com a Eurid, uma empresa sem fins lucrativos escolhida
pela Comissão Européia para administrar a extensão ".eu".

Como previsto, os domínios mais pedidos tinham a terminação
"sex.eu", seguido por "hotel.eu".

Nas primeiras três horas, já haviam sido registados cerca de
100 mil pedidos. A Alemanha estava na liderança, com 35% do
total, seguida da França e da Holanda (12% cada uma), Reino
Unido (10%) e Bélgica (6%), segundo o Eurid.

O objetivo da Comissão Européia é transformar a identidade
".eu" em uma marca tão importante quanto a do domínio ".com".
O ".eu" não substitui os nomes das identidades como ".es" para
Espanha ou ".fr" para França, mas cria uma marca para a Europa
no cyberespaço.

"Um vendedor de flores holandês e um fabricante de chocolate
belga poderão, graças ao '.eu', indicar a seus clientes em potencial
sua capacidade para enviar produtos para toda a Europa", disse
a comissária européia da Sociedade da Informação, Viviane Reding.

Empresas e entidades públicas terão prioridade nos pedidos de
registo, iniciados ontem. Em 2 de fevereiro os interessados
poderão solicitar registos com nomes de família e, a partir de 7
de abril, qualquer residente da União Européia pode fazer um
pedido para obter um endereço virtual com essa extensão.

O Eurid pretende alcançar o milhão de ".eu" no primeiro ano de
existência do domínio. O registo deve avançar com muita
rapidez, sobretudo quando se considera que já existem cerca de
9 milhões de ".de" (Alemanha) e 6 milhões de ".uk"
(Reino Unido).

Os eurodeputados passarão assim a ter a vida mais facilitada
pois
através dos seus portáteis podem contratar as
acompanhantes
nas noitadas no hotel, sem ter de recorrer aos
serviços da recepção
para o efeito.

Sem comentários: