quarta-feira, novembro 01, 2006

Descubra a celebridade que há em você com a ajuda de alguns sites

GUSTAVO VILLAS BOAS
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Ronaldo, o Fenômeno, e a diva Sharon Stone têm mais em comum do que o instinto fatal --para os gols e para a cruzada de pernas, respectivamente. Segundo o site myheritage. com, apoiado em um complexo programa de análise dos traços do rosto, eles possuem detalhes semelhantes.

A Folha constatou que a tecnologia ajuda a encontrar tais detalhes --mas a boa vontade do internauta é imprescindível.

Tudo começa quando o usuário manda fotos para o MyHeritage, que identifica os rostos dos retratos e consulta um banco de dados com mais de 4.000 vultos históricos.

Depois, o site aponta aquelas personalidades que possuem semelhanças com os as faces dos donos das imagens enviadas. A função é simples de usar e os resultados são consistentes, mesmo com pessoas comuns. Sempre é possível identificar algo parecido entre as fotografias enviadas e os rostos sugeridos pelo site. Uma opção --a mais divertida-- monta colagens com as celebridades e a foto analisada. As montagens podem ser enviadas como links ou colocadas em blogs.

O objetivo central do MyHeritage é ajudar o usuário a estudar sua genealogia. Para isso, ele oferece desde a criação de páginas familiares até ferramentas para a construção da própria árvore genealógica.

Outro site que identifica rostos é o betaface (www.betaface.com). Os arquivos enviados podem ficar no banco de dados, composto por pessoas desconhecidas.

Um dos usos mais difundidos do reconhecimento facial é a segurança. Em face-code.com é possível baixar a versão gratuita para teste de um programa que promete liberar o PC por meio da identificação do rosto do utilizador usando uma webcam comum. Para saber mais sobre a tecnologia, acesse o site face-rec.

da Folha Online

Para quem tiver disposto a perder algum tempo talvez valha a pena

1 comentário:

augustoM disse...

Dizem que sou parecido com o D. Fuas Roupinho, será possível? Tenho de averiguar. Pessoalmente gostaria mais de ser parecido com comigo próprio, mas nem sempre é possível, por vezes temos de andar disfarçados daquilo de que não gostamos, por exemplo de patos bavros perante este governo que nos acha todos uns estúpidos.
Um abraço. Augusto