quinta-feira, agosto 30, 2007

Estudo analisa por que homens preferem mulheres mais novas

da France Presse, em Paris

Cientistas na Áustria afirmaram ter realizado um estudo que confirmaria que a preocupação com a evolução é o que causa a típica diferença de idade dos casais, com homens preferindo mulheres mais novas e mulheres optando por homens mais velhos.

Essa preocupação estaria relacionada à necessidade de ter mais filhos. O estudo, que foi publicado no "British Journal Biology Letters", foi escrito por Martin Fieder, antropólogo da Universidade de Viena, e Susanne Huber, ecologista da Universidade de Medicina Veterinária de Viena.

Pesquisadores trabalharam com a teoria de que os homens preferem mulheres mais jovens e atraentes para aumentar suas chances de um sucesso reprodutivo.

Por outro lado, as mulheres preferem homens mais velhos e bem-sucedidos que possam prover meios e segurança e, assim, aumentar sua chance de sobrevivência da prole.

Os pesquisadores analisaram informações sobre a população sueca, num universo de 11.500 homens e mulheres nascidos entre 1945 e 1955, para verificar em que idade eles se tornaram pais.

Nos casais que permaneceram juntos, a maioria das crianças nasceu em lares em que o pai era de quatro a seis anos mais velho do que a mãe.

Mas, quando os casais se separavam, eles procuravam parceiros mais jovens do que os primeiros para futuras uniões. Isso acontecia especialmente entre os homens mais velhos que preferiam mulheres bem mais novas. Já quando elas procuravam um novo parceiro, geralmente escolhiam um homem apenas um pouco mais velho que elas.

Da Folha Online

Curioso. Já me apercebi que por cá também se está a registar este tipo de preferência, mas duvido muito que a razão seja a do reconhecimento da necessidade de aumentar a descendência. Tenho mesmo a certeza de que as razões são outras. Isto obviamente do lado dos homens do lado das mulheres curiosamente tenho-me vindo a aperceber de jovens mães a deixarem os seus jovens maridos e preferirem ligar-se a homens com quase o dobro da sua idade. E aqui sim a razão não é outro senão a de conseguirem uma melhor estabilidade económica.



1 comentário:

Bernardo Kolbl disse...

Bom fim de semana e um abraço.