quinta-feira, agosto 02, 2007

Filhotes de tigre aguardam sinal verde para exibição na Romênia

da Reuters, em Galati

Os filhotes Lenuta e Costel, nascidos neste ano em um zoológico romeno da cidade de Galati (250 km a nordeste de Bucareste), criaram uma expectativa para o início do sua exibição ao público, que deve ocorrer a partir do final de Agosto.
Bogdan Cristel/Reuters


Lenuta e Costel (à frente) aguardam "sinal verde" para exposição ao público em zoológico

Eles são filhotes de tigres siberianos (Panthera tigris altaica), uma das espécies mais ameaçadas do mundo. O nascimento dos filhotes foi revelado na semana passada pelo zoológico.

A espécie é originária de regiões da China, Rússia e da Coréia do Norte. Dentre os maiores riscos contra os tigres estão a perda de seu habitat natural. Cientistas acreditam que poucas centenas vivem fora de cativeiro.

Os filhotes actualmente pesam 3 quilos cada e nascera em maio. Seus pais são Gina e Geo, ambos de 6 anos.

"É um milagre", disse Liliana Stancu, responsável da instituição.

"A mãe deles é extraordinária. Ela os aceitou e cuida com muita atenção deles, alimenta os filhotes desde o início", disse Liliana. Um dos temores era de que a fêmea rejeitasse seus filhotes.

"Sem a ajuda dela [da fêmea, Gina] seria impossível aos pequenos tigres sobreviver... nós tentamos não tocar os filhotes para não assustar a mãe e desconcentrá-la na amamentação", disse Liliana, ao dar detalhes da convivência com Gina.

A mãe, que tem 250 quilos, continua não exposta ao público juntamente com os filhotes até, ao menos, o final de Agosto.

da Folha Online

Só quem não teve a oportunidade de apreciar animais destes no seu habitat natural não sabe dar o valor que efectivamente a vida deles representa para a minha geração. É certo que a maioria das pessoas nunca tiveram, não têm, nem nunca terão, oportunidade de ver animais desta ou doutras espécies no seu habitat natural. Ninguém consegue descrever e nem sequer me estou a referir aos Parques Naturais para preservação das espécies o que também está longe de ser a mesma coisa, embora sendo sempre mais interessantes de os ver que num qualquer Jardim Zoológico.

Sem comentários: