da BBC Brasil
Pesquisadores da Universidade de New Castle, no Reino Unido, dizem ter desenvolvido um tratamento para câncer activado por luz ultravioleta.
O tratamento faria os remédios atingirem os tumores de forma mais eficiente, evitando que os tecidos saudáveis também sejam destruídos pelos anticorpos monoclonais, uma arma comum contra o câncer.
"É muito difícil fazer com que os anticorpos cheguem especificamente ao tumor. Eles acabam sendo levados para lugares onde não os queremos", disse Colin Self, que liderou a pesquisa.
Disfarce
Para resolver o problema, os cientistas criaram uma maneira de "disfarçar" os anticorpos com um óleo orgânico que faz com que eles só sejam activados em contacto com a luz.
Assim, logo que a luz ultravioleta é colocada sobre a região do tumor, os anticorpos começam a fazer efeito, deixando os tecidos saudáveis intocados.
Os primeiros testes foram realizados em ratos de laboratório com câncer de ovário. O tratamento acabou com a doença em cinco dos seis roedores testados.
Os testes clínicos em humanos devem começar no ano que vem, inicialmente em pessoas com câncer de pele.
Mesmo que as próximas fases de testes sejam bem sucedidas, ainda deve levar uma década para que o tratamento esteja amplamente disponível.
Comentário:Mais uma esperança que nasce mas só terá aplicabilidade nos humanos se os resultados foram convincentes e num médio prazo
Sem comentários:
Enviar um comentário